Em Dubai tudo é superlativo e o aeroporto não poderia ser diferente. Considerado um dos mais importantes e modernos do mundo, possui uma localização estratégica, servindo como hub da companhia Emirates Airlines e fazendo ligação com mais de 200 destinos em todos os continentes, incluindo o Brasil. Veja neste post mais detalhes sobre o aeroporto, fotos de sua enorme loja duty free e informações para entrar nos Emirados Árabes.

Área de embarque do Terminal 1 - Aeroporto de Dubai

Área de embarque do Terminal 1

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre os Emirados Árabes
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Dubai e Abu Dhabi

 

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Dubai
Onde Ficar em Dubai: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis
Como é alugar um carro em Dubai e dirigir nos Emirados Árabes
Um dia em Abu Dhabi, bate-volta partindo de Dubai

 

ATENÇÃO: O visto para visitar os Emirados Árabes Unidos não é mais necessário!
Desde o dia 03/06/2018, cidadãos brasileiros não precisam mais emitir visto de turismo para entrar no país. Os visitantes podem entrar, sair e circular pelo Emirados Árabes por um período de até 90 dias a cada 12 meses. A autorização é emitida na chegada ao destino, sem burocracia e de forma gratuita, sendo necessário apenas apresentar o passaporte, com pelo menos 6 meses de validade pela frente.

 

O Aeroporto Internacional de Dubai (código DXB) está localizado na região central da cidade, no distrito de Deira. No ano passado foi considerado o 11º aeroporto mais movimentado do mundo, transportando 52,3 milhões de passageiros. Em setembro de 2012 o aeroporto tinha uma movimentação de aproximadamente 6 mil voos por semana, operados por 130 companhias aéreas ligando Dubai a 220 destinos pelo mundo.

A Emirates Airlines opera voos diretos ligando Dubai à duas cidades no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. Os voos de São Paulo decolam do Aeroporto de Guarulhos diariamente à 1:25h da madrugada, chegando em Dubai às 22:55h do horário local. No sentido inverso, o voo decola às 10:15h de Dubai, pousando em São Paulo às 18:30h. Os voos do Rio também são diários, partindo do Aeroporto do Galeão às 2:06h e chegando em Dubai às 23:05h. No sentido oposto, o voo da Emirates decola às 7:10h em Dubai, pousando no Rio às 14:30h. Os voos diretos da Emirates tem uma duração aproximada de 14 horas.

Outra forma de viajar para Dubai é fazendo conexão em alguma cidade da Europa, através de companhias como Lufthansa, British Airways, Air France, Turkish Airlines, entre outras, ou ainda via África do Sul, com a South African Airways.

Desembarque do terminal 1 - Aeroporto de Dubai

Desembarque do terminal 1

 

O aeroporto de Dubai possui três terminais. Os dois principais são os terminais 1 e 3, que recebem a maior parte dos voos. Ambos são interligados, permitindo que os passageiros transitem livremente entre um e outro. Um mapa detalhado dos terminais pode ser encontrado no site oficial do aeroporto.

O terminal 1 é utilizado por mais de 100 companhias aéreas. Todas as grandes companhias da Europa, Ásia e Estados Unidos operam neste terminal. Quem vai do Brasil para Dubai, fazendo conexão em alguma outra cidade, provavelmente vai chegar neste aeroporto. Foi o meu caso, já que eu estava em Istambul e peguei um voo da Turkish de Istambul para Dubai.

O terminal 2 fica separado dos outros dois terminais, do outro lado da pista do aeroporto, e é utilizado principalmente por companhias de baixo custo e empresas menores que operam voos para cidades do Oriente Médio e do Golfo Pérsico.

O terminal 3 é exclusivo da Emirates Airlines, a principal companhia aérea dos Emirados Árabes e uma das maiores do mundo.  A empresa australiana Qantas também utiliza este terminal, pois possui um acordo de compartilhamento de voos com a Emirates. Este terminal é um dos mais modernos do mundo e a maior parte dele é subterrânea, incluindo o setor de check-in e retirada de bagagens. É no terminal 3 que chegam os voos diretos que a Emirates que partem de São Paulo e Rio de Janeiro. Infelizmente não tive a oportunidade de conhece-lo, já que não voei por esta companhia, mas consegui umas fotos de um colega que já esteve lá para poder mostrar aqui no blog.

Recentemente foi inaugurada uma extensão do terminal 3 com um setor exclusivo para receber o Airbus A380, o maior avião do mundo. A frota da Emirates já conta com 31 aeronaves deste modelo, fora os que estão encomendados e ainda não foram entregues.

Airbus A380 no Terminal 3 do Aeroporto de Dubai

Airbus A380 no Terminal 3

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar os Emirados Árabes?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

Para se deslocar do aeroporto de Dubai até a cidade, uma das opções é utilizar a linha vermelha do metrô, que possui estações nos terminais 1 e 3. Também há linhas de ônibus que passam pelo aeroporto com destino a várias partes da cidade, serviços de táxi 24h de uma empresa de táxi de propriedade do governo de Dubai, empresas que oferecem transfer privado e ainda diversas opções de locadoras de veículos, cujos guichês se encontram na saída do desembarque, logo após a retirada das bagagens.

Se você pretende alugar um carro na cidade, recomendo o portal RentCars, que garante o melhor preço na sua locação, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.

Caso prefira a comodidade de um transfer para se deslocar do aeroporto ao seu hotel, clique aqui para pesquisar os preços e para fazer a sua reserva do serviço.

Estação de metrô no Aeroporto de Dubai

Estação de metrô no Aeroporto de Dubai

 

O esquema do Aeroporto de Dubai é um pouco diferente do que estamos acostumados. Não há um grande saguão de check-in como nos aeroportos brasileiros. Na porta de entrada do terminal 1 há um aparelho de raio-x e somente os passageiros podem entrar. Logo em seguida está a sala de check-in, com os balcões das companhias. Depois vem o setor de controle de passaportes, onde registramos nossa saída dos Emirados Árabes. Ainda é preciso passar por um longo corredor subterrâneo, que passa por debaixo da pista dos aviões, para chegar ao terminal propriamente dito. É lá que estão os portões de embarque, os restaurantes e as lojas.

Área de check-in do Terminal 1 - Aeroporto de Dubai

Área de check-in do Terminal 1

Corredor de acesso aos portões de embarque - Aeroporto de Dubai

Corredor de acesso aos portões de embarque do terminal 1

Mapa do terminal 1 - Aeroporto de Dubai

Mapa do terminal 1 com o tempo para chegar a cada portão de embarque

Portão de embarque do Aeroporto de Dubai

Portão de embarque no terminal 1

 

Alugue um carro em Dubai no portal RentCars.com
Garantia do melhor preço, parcele em até 12x, sem IOF

 

Na parte central do terminal está o Duty Free, com tantas lojas que mais parece um grande shopping center. É o duty free mais completo que eu já vi e certamente um dos melhores do mundo. A variedade de produtos é impressionante. Há uma loja apenas de bebidas, outra apenas de perfumes, outra com roupas de grife, um quiosque com vários modelos de óculos de sol, outro que vende souvenirs e objetos de decoração, uma joalheria com muitas jóias de ouro, e muito mais.

A loja de eletrônicos é uma das melhores, com dezenas de modelos de máquinas fotográficas, telefones celulares, tablets, notebooks, entre outros produtos. Outra loja que me chamou atenção foi uma espécie de mini-mercado, que vende produtos que eu jamais imaginei que fosse encontrar num duty free de aeroporto, como sabão em pó, refrescos em pó tipo Tang e até remédios como aspirina, além de produtos mais comuns, como cigarros, chocolates e outros alimentos.

Só não me peguntem o preço dos produtos do duty free de Dubai, porque fica difícil responder. Mas lembro que comprei um óculo de sol por um preço bem baixo. Deixei pra comprar alguns produtos no duty free de São Paulo, imaginando que estariam com preços melhores que Dubai, mas depois percebi que eu estava enganado. Itens como chocolates e bebidas tinham preços mais baixos em Dubai comparados aos do aeroporto de Guarulhos.

Duty Free do terminal 1 - Aeroporto de Dubai

Duty Free do terminal 1

Duty Free do terminal 1 - Aeroporto de Dubai

Duty Free do terminal 1

 

As maioria das fotos deste post são todas do terminal 1, pelo qual eu cheguei e saí de Dubai, já que minha companhia aérea era a Turkish Airlines. No terminal 3, da Emirates, a estrutura é um pouco diferente, pois parte do terminal é subterrânea, como as áreas de check-in e controle de passaporte. Os portões de embarque possuem uma estrutura semelhante ao terminal 1, porém são muito mais bonitos e luxuosos.

Terminal 3 - Aeroporto de Dubai

Terminal 3 do Aeroporto de Dubai

 

ATENÇÃO!
Desde o dia 03/06/2018, cidadãos brasileiros não precisam mais emitir visto de turismo para entrar no país. Os visitantes podem entrar, sair e circular pelo Emirados Árabes por um período de até 90 dias a cada 12 meses. A autorização é emitida na chegada ao destino, sem burocracia e de forma gratuita, sendo necessário apenas apresentar o passaporte, com pelo menos 6 meses de validade pela frente.

O texto original deste post continha informações sobre como emitir um visto para entrar nos Emirados Árabes, mas como agora o visto de turista foi liberado, eu apaguei as informações antigas para não confundir os leitores do blog. A isenção do visto traz uma ótima economia para a sua viagem. Para você ter uma ideia, em 2012, quando visitei o país, precisei pagar 220 dólares para emitir o meu visto. Agora, para alegria de todos, essa taxa não existe mais.

 

Imigração do terminal 3 - Aeroporto de Dubai

Setor de controle de passaportes do terminal 3

 

Sugestões de ingressos e passeios guiados em Dubai e Abu Dhabi oferecidos pelos parceiros do blog:

Ônibus turístico de Dubai
Tour privado por Dubai com guia em português
Desert Safari com jantar e espetáculo
Ingresso do Burj Khalifa até o 148º andar!
Chá da tarde no Sky Bar do Burj Al Arab
Excursão Turística de 1 Dia em Abu Dhabi saindo de Dubai

Mais opções de atividades em Dubai neste link e também neste outro link.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Veja o índice completo de posts sobre os Emirados Árabes

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nos Emirados Árabes com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Dubai e Abu Dhabi no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem em Dubai.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro nos Emirados Árabes, faça sua cotação e reserva no portal RentCars,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Dubai neste post do blog.

 

Posts Relacionados:
Dicas para visitar Dubai e Abu Dhabi: o que você precisa saber
Como é voar com a Turkish Airlines para Istambul e Dubai
Compras em Dubai: Dicas de Shoppings, Outlets e Souks
Dicas de Restaurantes em Dubai
Casas de Câmbio em Dubai e a moeda dos Emirados Árabes
Dica de hotel em Dubai: Holiday Inn Express Jumeirah
O Metrô de Dubai: estações, preços e mapa

 

Veja também:
O Aeroporto de Abu Dhabi e o que fazer numa conexão longa
Como é voar na Classe Executiva da Etihad Airways para Abu Dhabi e Cingapura
O Aeroporto de Istambul, Tax Free e Transfer para o Hotel
Voar com a Lufthansa para a Alemanha e o Aeroporto de Frankfurt
O Terminal 5 do Aeroporto de Heathrow, em Londres
Aeroporto de Montevidéu, o mais moderno da América Latina
Conexão longa em Guarulhos: O que fazer para passar o tempo?

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem