O Aeropuerto el Loa, que está localizado na cidade de Calama, no Norte do Chile, é o principal meio de chegada para visitar o deserto do Atacama. Neste post vou falar sobre como chegar ao Atacama, mostrando como é o aeroporto de Calama e dou uma dica de transfer para se deslocar do terminal até a cidade de San Pedro de Atacama.
Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Santiago e deserto do Atacama
Veja também:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Onde Ficar no Atacama: Melhores Hotéis e Hostels
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires
Aeroporto de Calama
Calama é uma pequena cidade com pouco mais de 160 mil habitantes que está localizada a cerca de 100 km de San Pedro de Atacama, a cidade base de hospedagem para quem deseja explorar as atrações do deserto. A viagem entre as duas cidades dura cerca de 1h10.
O Aeroporto de Calama (código CJC) possui um terminal relativamente novo, inaugurado em 2014. Nele operam atualmente quatro companhias aéreas (Latam, Sky, JetSmart e Amaszonas) que oferecem voos para Santiago e algumas outras cidades chilenas. Eu cheguei em Calama pela companhia Sky, vindo de Santiago. Falo mais sobre ela no post “Como é voar com a Sky Airline para o Atacama“.
OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
O terminal é bem amplo, com espaço de sobra para acomodar os passageiros. Possui um restaurante, um café, algumas lojinhas e guichês de locadoras, operadoras de transfer, hotéis e agências de turismo. As opções de alimentação estavam todas fechadas à noite quando pousei em Calama, por volta das 22h30.
Senti falta de uma casa de câmbio no aeroporto, eu precisava trocar uns pesos chilenos e acabei não conseguindo. Também fez falta o sinal de wi-fi liberado para os passageiros. Só encontrei internet gratuita disponível em um restaurante dentro da área de embarque.
Para informações sobre o câmbio, leia o post “Câmbio no Atacama: qual moeda levar e onde trocar dinheiro“.
A área de embarque conta com três pontes de embarque (fingers) e é bem espaçosa, possui um restaurante, lojinha de souvernir e roupas e também uma sala VIP. Das janelas do embarque é possível observar toda movimentação dos aviões no pátio, tendo como pano de fundo uma montanha da Cordilheira dos Andes.
O aeroporto encontra-se um pouco afastado da cidade de Calama, praticamente no meio do nada. Eu cheguei à noite e não consegui ver muita coisa, mas quando voltei para Santiago de manhã cedo foi possível observar o cenário totalmente árido da região durante a decolagem do voo.
Você já reservou o seu hotel no Atacama?
Clique aqui para ver as principais opções de hospedagem na região
Transfer do Aeroporto a San Pedro de Atacama
Como falei no início do post, o Aeroporto de Calama fica a cerca de 100 km de San Pedro de Atacama, uma viagem que dura aproximadamente 1h10. Há várias empresas que oferecem o serviço de transporte entre as duas cidades, como a Transvip, Licancabur Transfer, Transfer Andino, Transfer Pampa, entre outras.
Na minha viagem ao Atacama eu optei por fazer o meu transfer com a Transvip, empresa que eu já tinha utilizado na minha primeira viagem a Santiago alguns anos atrás e que tinha prestado um bom serviço.
O transfer compartilhado da Transvip custa 12.000 pesos chilenos por pessoa e por trecho, aproximadamente 67 reais de acordo com a cotação na época da minha viagem (1 real = 180 pesos). Como reservei ida e volta, a empresa deu um desconto e o valor final ficou em 10.200 por trecho, cerca de 56 reais.
O pagamento foi feito no guichê da empresa localizado logo após o portão de desembarque no aeroporto de Calama, com a opção de pagar em dinheiro ou no cartão. Na ocasião já paguei tanto a ida quanto a volta, recebendo um comprovante da transação para apresentar aos motoristas das duas viagens. Se eu tivesse pago on-line poderia ter ganhado 10% de desconto, mas optei por pagar no local mesmo.
Fiz a minha reserva de forma antecipada pelo site da Transvip para chegar lá tranquilo e com o transfer garantido, mas quem preferir pode deixar para reservar o transporte no local, pesquisando o preço nas diferentes empresas antes de comprar o transporte.
O transporte é compartilhado com outros passageiros, num veículo com capacidade para 7 pessoas, além do motorista. No ato da reserva pelo site é preciso informar o horário do voo chegada, o nome do hotel em San Pedro de Atacama e também o horário do voo de retorno.
Na chegada, meu voo atrasou 2h30 e fiquei preocupado em perder o transfer para o horário que eu tinha reservado, mas como sempre há carros da empresa aguardando os passageiros no aeroporto, consegui pegar meu transporte de imediato, mesmo fora do horário programado.
No retorno, o voo para Santiago era às 9:25h. O carro da Transvip passou no meu hotel às 6 da manhã, conforme estipulado na reserva, para dar tempo suficiente de realizar a viagem com calma sem risco de perder o voo.
Gostei bastante do serviço da Transvip, a empresa foi pontual e não houve nenhum problema nas viagens, por isso recomendo ela aos leitores do blog que desejam visitar o Atacama ou mesmo Santiago, onde ela também atua no aeroporto.
Para dicas de hoteis, veja o post “Onde Ficar no Atacama: Melhores Hotéis e Hostels“.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)
Conheça todos os posts do deserto do Atacama publicados no blog:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Hospedagem e Dicas
Onde ficar no Atacama | Parina Hotel
Como chegar no Atacama e transfer
Câmbio | Restaurantes
Agência de passeios | Sky Airlines
Passeios:
Lagunas Altiplânicas e Pedras Vermelhas
Vale da Lua | Salar de Tara
Geiser el Tatio | Termas de Puritama
Lagoas Escondidas | Laguna Cejar
Tour Astronômico | Salar do Atacama
Veja também as dicas de Santiago neste link
– Roteiro de 3 dias em Santiago
– Roteiro em Mendoza
– Roteiro em Buenos Aires
– Roteiro em Montevidéu
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago e San Pedro de Atacama no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog as melhores opções de hospedagem no Atacama.
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Santiago neste post do blog.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.
NÃO FECHEM COM O TRANSFER PAMPA!
Eu e meu namorado reservamos ida e volta de transfer de Calama-SPA. Eles só se comunicam por e-mail, o que foi muito complicado em relação ao transfer de volta.
Nosso voo era às 9:30 da manhã e eles avisaram que passariam no hostal de 5:30-6:10. Acordamos às 5 da manhã e esperamos do lado de dentro do hostal junto com um senhor que estava esperando a condução dele também. Quando deu 6:17, eu liguei para o telefone da CINTHIA que estava disponível no e-mail. Ela me disse que já haviam passado e que não nos encontraram e assim, desligou o celular na minha cara. Tentei ligar novamente e ela não atendia de jeito nenhum. NOS DESESPERAMOS! JÁ ERAM QUASE 7 DA MANHÃ E NAO SABÍAMOS COMO IR PARA CALAMA! Tive que ligar o roaming de dados para tentar ligar do meu celular para Cinthia: ela foi SUPER GROSSA, não queria nos passar o número de outro transfer nem de um taxi. Tivemos que ligar para todos os número dos google e o TRANSFER LICANCABUR nos deu um número de um taxista que nos levou à Calama por $60.000,00.
No aeroporto de Calama, todos as pessoas do Transfer Pampa foram EXTREMAMENTE GROSSOS, falando que nós deveríamos estar do lado de fora do hostal de 5:30-6:10 da manhã com as malas e tudo, porque o motorista não avisa quando chega. Não nos ressarciram nem mesmo os $10.000,00 que seria da volta para Calama que não aconteceu.
ELES NÃO AVISAM QUANDO CHEGAM NO HOSTAL! ELES DESLIGAM A LIGAÇÃO NA SUA CARA! ELES NÃO REEMBOLSAM NADA! NÃO EXISTE ISSO DE FICAR 40 MINUTOS NA CALÇADA DO LADO DE FORA DO HOSTAL DE MADRUGADA!
A PIOR EXPERIÊNCIA DO ATACAMA!!!!!!
Tenho vídeo do senhor que trabalhava no hostal falando que não avisaram quando chegaram para nos buscar.
Oi Betina, que absurdo isso. Lamento o ocorrido e agradeço sua contribuição para o blog. Um abraço!
FUJAM DA TRANSFER ANDINO – EMPRESA PÉSSIMA, DESCASO TENEBROSO
Tivemos uma péssima experiência com a Transfer Andino, apenas para descobrir depois que o mesmo já aconteceu com várias outras pessoas. Na volta do hotel para o aeroporto, o Transfer não passou no horário combinado, de modo que ficamos sem opções para transporte e, no último minuto, tivemos que pagar um preço exorbitante por um táxi e quase perdemos nosso voo.
Desde então, além de lidar com a Transfer Andino desligando as chamadas quando pedimos informações e então se recusando a nos atender, ouvimos diversas desculpas, como que avisaram sobre uma mudança de horários na noite anterior ou que tentaram nos buscar e não estávamos lá (não confirmados pelo recepcionista do hotel). Em nenhum momento entraram em contato pelos números que deixamos ao contratar, nos ofereceram qualquer tipo de reembolso ou sequer mostraram interesse em resolver nosso problema.
Perdemos o dinheiro que já deixamos pago por um serviço que não foi feito. Gastamos 3x o valor do Transfer a mais pelo táxi. A má vontade com que fomos tratados é impressionante. Um grande exemplo de falta de profissionalismo, descaso e desonestidade descarada com o cliente. Não recomendamos de forma alguma. FUJAM!!!
Obrigado pela contribuição, lamento o ocorrido.