Um dos melhores passeios que eu fiz na minha viagem ao Atacama foi a visita às Lagunas Escondidas de Baltinache, um conjunto de sete pequenas lagoas salgadas no meio deserto, onde pude tomar um banho gelado e gostoso numa lagoa rodeada por um cenário incrível. Neste post vou mostrar em detalhes como foi o passeio.
Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Santiago e deserto do Atacama
Veja também:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Onde Ficar no Atacama: Melhores Hotéis e Hostels
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires
O tour das lagoas escondidas de Baltinache é um passeio relativamente novo, que começou a ser feito há poucos anos e é oferecido por poucas agências. É realizado em meio período, de manhã ou à tarde. O meu foi feito no período da manhã com a agência Araya, sobre a qual dou mais detalhes no post “Araya Atacama: dica de agência para fazer passeios no deserto“.
O custo do passeio foi de 30.000 pesos chilenos por pessoa para a agência, aproximadamente 166 reais na cotação que encontrei na época da minha viagem (março de 2018, 180 pesos = 1 real). Este valor inclui o transporte, acompanhamento de guia, toalhas para se secar após o banho e um coquetel saboroso ao final do tour. Para entrar na área das lagoas ainda foi preciso pagar um ingresso de 5.000 pesos (aprox. 27 reais).
A van da agência Araya nos buscou no hotel por volta das 8:30h da manhã. A viagem até as lagoas durou cerca de 1:15h, num trajeto que inicia com uma estrada boa de asfalto, mas que depois percorre cerca de 40 quilômetros numa estrada de chão batido.
O caminho passa por uma área totalmente deserta do Atacama, onde você não encontra nenhuma pessoa ou construção. Deu pra contar nos dedos a quantidade de carros que cruzamos no trajeto. Um deles, inclusive, estava com o pneu furado, mas não precisou da nossa ajuda.
A altitude no local é de 2400 metros, a mesma encontrada em San Pedro do Atacama. As lagoas estão situadas num grande vale existente entre duas cordilheiras, a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko.
Você já reservou o seu hotel no Atacama?
Clique aqui para ver as principais opções de hospedagem na região
Depois de muito tempo na estrada, uma casinha pequena surge no horizonte. Conforme vamos nos aproximando percebo que ela fica justamente na entrada das lagoas. E então passamos a entender porque elas são chamadas de lagoas escondidas. De fato elas estão muito bem escondidas no meio do deserto.
Quando chegamos lá, não tinha praticamente ninguém no local, só havia uma van de outra agência, além da nossa. E durante o passeio inteiro, só chegaram outros dois veículos, com poucas pessoas. Nosso guia falou que durante a manhã, o local fica bem vazio. Já à tarde, costuma ficar bem cheio. Então, fica a dica: tente fazer este passeio no período da manhã!
A temperatura estava agradável, o dia começou um pouco gelado, mas aos poucos foi esquentando. Começamos o passeio com calça e casaco e após o banho ficamos de bermuda e camiseta. A minha viagem foi no mês de março, nos últimos dias do verão. No inverno as manhãs podem ser muito geladas no local.
Ao todo são sete lagoas salgadas que fazem parte das lagunas escondidas de Baltinache. O banho é permitido em duas delas, a primeira e a última, devidamente sinalizadas com plaquinhas de “apta para o banho”.
As outras cinco lagoas, que ficam ao longo do caminho entre a primeira e a última, estão sinalizadas com placas de “não apta para o banho” e servem apenas para contemplação e fotos.
Tenha internet 4G em seu celular em mais de 165 países com o chip internacional da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.
Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.
As lagoas são bem pequenas. As maiores são a primeira e a última, justo aquelas onde o banho é permitido. Na foto abaixo é possível ter uma noção do tamanho da primeira lagoa.
Durante o tour, fazemos uma caminhada pela trilha que liga as sete lagoas. Apesar de o banho ser permitido logo na primeira, nosso guia nos aconselhou a fazermos antes a trilha até a última, deixando o banho na primeira lagoa para o final do passeio.
Começamos o passeio com uma sessão de fotos na primeira lagoa. A água parada reflete o céu azul e as montanhas de uma cordilheira ao fundo, um reflexo que permite tirar fotos incríveis.
Depois começamos uma caminhada em direção à última lagoa.
O terreno no local é bem acidentado e só podemos andar numa trilha pré definida, sem invadir a área de sal mais próxima às lagoas para preservá-las e também por uma questão de segurança.
As lagoas que surgem ao longo do caminho são simplesmente maravilhosas. As quatro fotos a seguir, das lagoas não permitidas para o banho, mostram bem o quanto este local é fascinante.
OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Ao longo do caminho o guia ia dando várias explicações sobre o local. As lagoas escondidas de Baltinache foram formadas a partir de buracos feitos pelo governo muitos anos atrás para extrair lítio do solo do deserto. Em um certo momento fizemos um minuto de silêncio para ouvir o som do sal estalando ao nosso redor.
Depois de alguns minutos de caminhada chegamos à ultima lagoa, a maior de todas e onde o banho é permitido. Impossível não ficar com vontade de entrar, pois a lagoa é incrível.
É preciso uma certa dose de coragem para enfrentar a água gelada, cuja temperatura fica na casa de 15 graus, segundo o nosso guia. Como essa é uma oportunidade única, enfrentei o frio e tomei banho na lagoa. Após poucos segundos na água, o corpo se acostuma com a temperatura e o banho passa a ser uma atividade mais agradável.
A lagoa é muito salgada, com uma concentração de 34% a 36%, de acordo com o nosso guia. Esse nível de sal muito elevado faz as pessoas flutuarem na água com facilidade, por isso você não precisa fazer nenhum esforço para ficar boiando.
Não é permitido mergulhar de cabeça e deve-se evitar molhar o rosto e o cabelo, principalmente os olhos. O excesso de sal incomoda um pouco, pois faz arder qualquer machucado ou corte que você tenha na pele.
Ao sair da água, é bom se secar rapidamente. A agência fornece toalhas para isso. Caminhar de volta na trilha, com o sal no corpo, é um pouco incômodo. Se você levar uma garrafinha de água para molhar pelo menos os pés antes de calçar um tênis, já vai ajudar bastante. Sem falar na água que você precisa levar para beber, pois hidratar-se bastante é fundamental em todos os passeios no Atacama.
No local há uma casinha com banheiros e uma ducha gelada para tirar o sal do corpo. Mas para chegar lá, é necessário voltar ao início da trilha e pedir para o motorista da agência te levar até ela, pois a casinha não fica tão próxima do estacionamento para ir a pé.
Quando retornamos para o início da trilha, algumas pessoas ainda entraram na primeira lagoa. Enquanto isso, o guia Gonzalo e o motorista Miguel da agência Araya montaram a mesa do coquetel para brindarmos o fim do passeio. Na mesa, tortas salgada e doce, frios, frutas, biscoitos, patê, água, sucos e garrafas de vinho branco.
Depois da refeição, pegamos a estrada de volta para San Pedro de Atacama, onde chegamos por volta das 13:00h.
Eu achei esse tour das lagoas escondidas muito bom. O local é incrível, com paisagens lindas, e o banho na lagoa gelada foi bem gostoso. Recomendo fazê-lo se você tiver uma manhã ou tarde disponível no seu roteiro. Faça de preferência pela manhã, quando o local está mais vazio.
Há um outro passeio no Atacama que também oferece banho em uma lagoa salgada. É o tour da Laguna Cejar, que você pode ver em detalhes no post “Laguna Cejar e Tebinquinche: banho de lagoa no Atacama“. Eu gostei de ambos, mas se tivesse que escolher apenas um, escolheria este das lagoas escondidas.
Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)
Conheça todos os posts do deserto do Atacama publicados no blog:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Hospedagem e Dicas
Onde ficar no Atacama | Parina Hotel
Como chegar no Atacama e transfer
Câmbio | Restaurantes
Agência de passeios | Sky Airlines
Passeios:
Lagunas Altiplânicas e Pedras Vermelhas
Vale da Lua | Salar de Tara
Geiser el Tatio | Termas de Puritama
Lagoas Escondidas | Laguna Cejar
Tour Astronômico | Salar do Atacama
Veja também as dicas de Santiago neste link
– Roteiro de 3 dias em Santiago
– Roteiro em Mendoza
– Roteiro em Buenos Aires
– Roteiro em Montevidéu
⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐
+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.
+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago e San Pedro de Atacama no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog as melhores opções de hospedagem no Atacama.
+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.
+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5
+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Santiago neste post do blog.
⇒ REDES SOCIAIS ⇐
+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.
Um banho termal no deserto de Atacama, uma experiência única.
Obrigado pleo comentário!