A Barra da Lagoa é um bairro localizado no leste da Ilha de Santa Catarina, entre a Lagoa da Conceição e o Oceano Atlântico. Antiga colônia de pescadores, ainda mantém traços fortes da cultura dos manezinhos e possui diversos atrativos, como a praia, o farol, o canal, a ponte sobre o canal, passeios de barco, restaurantes, entre outros. Veja neste post informações e fotos de um dos distritos mais tradicionais da capital catarinense.

Barra da Lagoa - Florianópolis
Barra da Lagoa – Florianópolis

 

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Onde se hospedar em Floripa: Lagoa da Conceição e Praia Mole
Floripa: Restaurantes e ostras no Ribeirão da Ilha
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis

 

O distrito da Barra da Lagoa está localizado a 22 km do centro de Florianópolis, com acesso pela Lagoa da Conceição, passando pela Praia Mole, em direção ao norte da lha. Nas últimas décadas o bairro cresceu e se desenvolveu, por isso em 1995 foi desmembrado do distrito da Lagoa da Conceição, do qual fazia parte. A Barra tem vida própria, com escolas, supermercados, farmácias, posto de saúde, polícia e corpo de bombeiros, por isso muitas pessoas residem na região.

O centrinho da Barra fica perto da praia e da ponte sobre o canal. Possui diversos estabelecimentos comerciais, restaurantes, barracas de artesanato, além da igrejinha do bairro, vagas de estacionamento e  várias opções de hospedagem. A Barra possui uma das maiores concentrações de pousadas e hostels da cidade, por isso é muito procurada pelos turistas o ano inteiro.A praia da Barra da Lagoa tem uma faixa de areia com 650 metros de extensão. O mar, apesar de ser aberto, não é tão agitado por causa do molhe de pedras e do Morro da Galheta que amenizam os ventos e força da água. As ondas são pequenas, mas de boa qualidade, ideais para aprender a surfar, por isso há algumas escolas de surf no local. Na areia há um posto de salva-vidas e barracas que alugam cadeiras e guarda-sol. A orla possui ao todo 8 km de extensão, pois a praia da Barra é continuada pela praia do Moçambique, que se estende até o norte da ilha, acompanhando o Parque Florestal do Rio Vermelho.

Centrinho da Barra da Lagoa - Floripa
Centrinho da Barra da Lagoa

 

Praia da Barra da Lagoa - Florianópolis
Praia da Barra da Lagoa

 

Praia da Barra da Lagoa - Floripa

Praia da Barra da Lagoa - Florianópolis

Praia da Barra da Lagoa - Floripa

Praia da Barra da Lagoa - Floripa

Praia da Barra da Lagoa - Florianópolis

Praia da Barra da Lagoa - Florianópolis

Um molhe de pedras no canto direito da praia serve como proteção para as embarcações que desejam acessar ou deixar o canal da Barra. Na ponta do molhe há um pequeno farol para alertar os navegadores durante a noite. É muito comum encontrar diversos pescadores e barcos pesqueiros no local. A pesca é uma das principais fontes de renda de muitas famílias da região. Todos os meses de junho acontece no centrinho da Barra da Lagoa a tradicional festa da Tainha. Os pescadores também oferecem passeios de barco pelo leste da ilha, pela Lagoa da Conceição e até para a Ilha do Campeche, localizada no sul da ilha.

Molhe da Barra da Lagoa - Floripa
Molhe da Barra da Lagoa

 

Molhe da Barra da Lagoa - Florianópolis

Pescador no canal da Barra da Lagoa - Florianópolis
Pescador no canal da Barra

 

Farol da Barra da Lagoa - Floripa
Farol da Barra da Lagoa

 

Farol da Barra da Lagoa - Florianópolis

A ponte que atravessa o canal era pênsil, mas foi trocada por uma estrutura firme e muito segura. Do outro lado do canal há várias residências, hostels, restaurantes e uma pequena praia perto das pedras, a Prainha. A única forma de acessa-los é atravessando a ponte. É ali também que tem início a trilha que atravessa o morro para chegar na Praia da Galheta, uma das mais bonitas da ilha e a única onde o naturismo é permitido. No topo do Morro da Galheta, no percursuo da trilha há outro farol com um belo visual panorâmico da região. A Praia da Galheta também pode ser acessada por uma trilha a partir do costão esquerdo da Praia Mole.

O canal é a única ligação da Lagoa da Conceição com o mar. Com águas muito calmas, é comum encontrar pessoas praticando esportes aquáticos, como esqui, stand-up paddle e caiaque. Ao longo do canal há vários restaurantes, com mesas em decks sobre a água. Um dos que eu mais gosto é o Tamarutaca, que apesar de não estar junto à agua, fica do outro lado do canal e é acessado de carro por uma rua estreita que se inicia pouco antes da ponte que atravessa o canal, na entrada do bairro. Outro restaurante muito conhecido e concorrido é o Ponta dos Caranhas, que fica bem na descida do morro entre a praia Mole e a Barra, do lado esquerdo da pista, às margens da Lagoa da Conceição.

O canal da Barra da Lagoa - Floripa
O canal da Barra da Lagoa

 

Ponte sobre o canal da Barra da Lagoa - Florianópolis
Ponte sobre o canal da Barra

 

Ponte sobre o canal da Barra da Lagoa - Floripa

Ponte sobre o canal da Barra da Lagoa - Floripa

Canal da Barra da Lagoa - Florianópolis

Hostels e casas no canal da Barra da Lagoa - Florianópolis
Hostels e casas do outro lado do canal

 

Restaurante no canal da Barra da Lagoa - Floripa
Restaurante

 

Canal da Barra da Lagoa - Floripa

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 



No centrinho da Barra também há alguns restaurantes. Por ser um local turístico, os preços são um pouco altos. Quando estive lá tirando as fotos para o blog, almocei no Restaurante Dois Irmãos, bem na beira da praia, próximo ao estacionamento. Nos indicaram como sendo o melhor dos restaurantes ali do centrinho, mas eu não gostei muito. Só vale a pena por estar próximo à praia.

Restaurante Dois Irmãos - Barra da Lagoa, Floripa
Restaurante Dois Irmãos

 

Congrio Grelhado no Restaurante Dois Irmãos - Barra da Lagoa, Floripa
Congrio Grelhado – R$69,90

 

Quem visita a Barra da Lagoa pode aproveitar para conhecer o Projeto Tamar, que possui no bairro a única base da região Sul do país. Mais detalhes podem ser encontrados no post “As Tartarugas do Projeto Tamar de Florianópolis, na Barra da Lagoa“.

Projeto Tamar Floripa - Barra da Lagoa
Tartaruga no Projeto Tamar da Barra da Lagoa

 

Outro local que pode ser visitado é o Mirante Ponto de Vista, que fica entre a Praia Mole e a Barra da Lagoa. No local há um restaurante e um mirante com um visual panorâmico muito bonito da Lagoa da Conceição. Veja mais informações e fotos no post “Os Mirantes de Florianópolis“.

Vista do Mirante Ponto de Vista

 

Para finalizar o post, veja no mapa a localização da Barra da Lagoa…


Exibir mapa ampliado

 

Algumas sugestões de hotéis na Barra da Lagoa:
Pousada José Menino
Hotel Residencial Ilhabela
Pousada dos Corais
Barra Loft
Villa Olivia Tennis
Pousada Marujo

Posts Relacionados:
Feriadão em Floripa: Roteiro de 3 dias
Floripa – As Praias Sul da Ilha: Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul
Dicas de restaurantes em Floripa: Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa
Floripa: Passeio de barco e almoço na Costa da Lagoa
Um Passeio a pé pelo Centro de Florianópolis
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...