Entre as dezenas de belas praias de Florianópolis, uma delas se destaca pela cor de sua água, a Ilha do Campeche, cujo mar cristalino nos remete às praias caribenhas e forma um cenário paradisíaco que merece ser visitado. Veja neste post todos os detalhes para você realizar o seu passeio à ilha, com informações de como chegar, quanto custa é como a estrutura da praia que você irá encontrar durante a sua visita.

Ilha do Campeche - Florianópolis

Ilha do Campeche

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Floripa: Dicas para visitar a Praia de Jurerê Internacional
Floripa: Passeio de barco e almoço na Costa da Lagoa
Floripa: 12 passeios de um dia em cidades próximas
Patinete elétrico em Floripa: como usar o Grin e o Yellow
Onde se hospedar no Centro de Florianópolis

 

A Ilha do Campeche está localizada numa região de Floripa conhecida por Sul da Ilha, a uma distância de cerca de 1,5 km das areias da Praia do Campeche. Para visitá-la é preciso comprar o passeio com o transporte de barco que está disponível em três diferentes praias da cidade, como mostrarei em detalhes mais adiante neste post.

Considerada um importante sítio arqueológico, com dezenas de inscrições rupestres datadas de 5000 a 3500 a.C., a ilha é, desde julho do ano 2000, tombada como como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que baixou uma norma estabelecendo regras que visam preservar o seu conteúdo histórico e natural.

A visitação à Ilha do Campeche ocorre durante o ano inteiro, das 9:00h às 17:00h, e está sujeita às condições climáticas, pois o mau tempo e os fortes ventos podem impedir o acesso de barcos ao local.

Há um limite diário no número de visitantes à ilha: 770 pessoas na baixa temporada e 800 pessoas na alta temporada. O período de alta temporada vai da segunda quinzena de dezembro até as primeiras semanas de março.

Praia do Campeche - Floripa

A ilha vista da Praia do Campeche

 

A ilha é pequena, possui cerca de 1,5 km de extensão no sentido norte-sul e pouco mais de 500 metros no sentido leste-oeste. Há uma única praia, a Praia da Enseada, cuja faixa de areia possui aproximadamente 400 metros de extensão.

Você pode ter a sorte de avistá-la do alto durante um pouso ou decolagem no aeroporto de Florianópolis. Se o seu pouso acontecer no sentido leste-oeste, ou seja, do mar para o continente, é preciso estar sentado na poltrona F, junto à janela, no lado direito do avião. E se a sua decolagem de Floripa for em direção ao mar, sentido oeste-leste, você deve estar no assento da janela ao lado esquerdo do avião, poltrona A.

Ilha do Campeche - Florianópolis

Vista aérea da Ilha do Campeche

 

A praia da Ilha do Campeche é considerada uma das mais bonitas de Floripa e possui uma água muito cristalina, que remete às praias do Caribe. Essa é uma característica bem difícil de encontrar nas outras praias da cidade.

Ela encontra-se numa pequena baía, com costões que a protegem dos ventos, e de costas para o mar aberto. Suas águas são geralmente calmas e o banco de areia é extenso, permitindo que você entre alguns metros mar adentro sem ficar em um local muito fundo. Peixinhos são vistos com facilidade passando por entre os visitantes.

A cor da água é essa que você encontra nas fotos desse post. Nenhuma imagem sofreu qualquer tipo de edição, seja no brilho, sombras ou saturação, para realçar as cores do mar e da praia.

Ilha do Campeche - Florianópolis

Água cristalina

 

COMO CHEGAR

O acesso à Ilha do Campeche se dá por três locais de Floripa: a Barra da Lagoa, a Praia da Armação ou a Praia do Campeche. Em cada local ele é realizado por uma Associação diferente, cada uma com suas regras, preços e horários. Você também tem a opção de contratar o passeio com alguma agência de turismo local.

Para chegar nestas praias você pode ir de carro próprio ou alugado, pegar um ônibus ou ainda chamar algum veículo por aplicativos de transporte, como o Uber ou o 99.

Se você pretende alugar um carro em Floripa, recomendo o portal RentCars.com, que faz a cotação nas principais locadoras da cidade e garante o melhor preço na sua locação. A cobrança é feita em reais e você pode ter a opção de parcelar o seu aluguel em até 12x no cartão.

 

Ilha do Campeche - Florianópolis

Ilha do Campeche

 

BARRA DA LAGOA

O acesso à Ilha do Campeche pela Barra da Lagoa é o caminho mais longo, a viagem de barco dura pouco mais de uma hora.

A Barra fica na região da Lagoa da Conceição, pouco depois da Praia Mole, seguindo para o Norte da ilha, a cerca de 20 km do centro da cidade.

O transporte é realizado pela Associação de Empresas de Transporte Náutico da Barra da Lagoa. Os barcos são grandes, como o da imagem abaixo, e partem da um pier localizado embaixo da ponte pênsil azul, junto ao canal da Barra e bem próximo à praia.

Os barcos partem às 10:00h e retornam às 16:00h. O passeio dura seis horas, sendo 4 horas de permanência da ilha, mais 1 hora de viagem em cada sentido.

Preço: 110 reais na baixa temporada e 150 reais na alta temporada.

Telefone para informações: (48) 98472-5257.

Ilha do Campeche - Florianópolis

Barco da Barra da Lagoa

 

PRAIA DA ARMAÇÃO

O transporte para a ilha pela Praia da Armação é o meio mais econômico (ou menos caro, dependendo do ponto de vista) e a viagem tem uma duração que varia de 30 a 40 minutos.

A Armação encontra-se no Sul da Ilha, depois da Praia do Campeche, a cerca de 23 km do centro de Floripa.

O transporte é realizado pela Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Armação e Pântano do Sul (APAAPS). Os barcos dos pescadores são menores, cabem cerca de 10 a 15 pessoas, por isso vários deles realizam o transporte da Armação para a ilha.

Os barcos começam a sair a partir das 10:00h e o tempo de permanência na ilha é de 4 horas. O local abre às 9:00h e a partida dos visitantes é por ordem de chegada.

Preço: 70 reais na baixa temporada e 110 reais na alta temporada.
Pagamento apenas em dinheiro, não aceita cartões.

Na alta temporada é preciso reservar este passeio com antecedência pelo site da APAAPS. Se você chegar lá durante o verão sem reserva, corre um grande risco de não conseguir realizar o passeio via Praia da Armação.

Telefone para informações: (48) 98430-4097

Praia da Armação - Florianópolis

Praia da Armação

 

Para encontrar a bilheteria da Associação dos Pescadores, vá até o centrinho da Praia da Armação. Ao passar pela igrejinha do bairro, continue pelo trecho final da Av. Borges dos Santos, uma rua sem saída que fica paralela à praia. O rancho de pescadores e a bilheteria ficam numa construção verde, identificada com uma placa de informações da Ilha do Campeche.

Praia da Armação - Florianópolis

Bilheteria na Praia da Armação

 

PRAIA DO CAMPECHE

O transporte pela Praia do Campeche é o mais rápido, a viagem dura pouco mais de 5 minutos, pois o percurso é bem curto, já que esta é a praia mais próxima à ilha. O valor é o mais caro, igual ao transporte pela Barra da Lagoa.

A Praia do Campeche fica no Sul da Ilha, a cerca de 16 km do centro da cidade.

O transporte é realizado pela Associação de Botes da Praia do Campeche. Os barcos são pequenos botes, com capacidade para no máximo seis pessoas.

As saídas ocorrem a partir das 9:00h, por ordem de chegada, sem necessidade ou possibilidade de reserva. O retorno da ilha para a Praia do Campeche começa a partir das 14:00h. Diferente das duas opções anteriores, não há um tempo limite de 4 horas de permanência na ilha. Você pode ficar mais tempo por lá, se quiser.

Preço: 100 reais na baixa temporada e 150 reais na alta temporada.

Telefone para informações: (48) 98475-5001.

Praia do Campeche - Floripa

Acesso à Praia do Campeche

 

Para encontrar o local de saída dos botes, chegue na Praia do Campeche pela entrada principal, que fica no final da Av. Pequeno Príncipe. Ao pisar na areia você já vai estar de frente para a Ilha do Campeche. Caminhe cerca de 300 metros para o lado direito da praia, pela areia, até encontrar a placa abaixo. Pouco depois dela fica uma barraca azul, de onde partem os botes.

Praia do Campeche - Florianópolis

Praia do Campeche

 

Quando visitei a ilha e tirei as fotos deste post, escolhi fazer meu transporte pela Praia do Campeche. Minha visita foi realizada no dia 14 de dezembro de 2018 e eu paguei 100 reais, pois ainda estavam cobrando o preço de baixa temporada. O preço iria subir para 150 reais dois dias depois, a partir de 16 de dezembro.

Cheguei na Praia do Campeche por volta das 10:30h e não tinha nenhuma fila de espera. Um casal aguardava a preparação do próximo bote e eu consegui pegar o mesmo barco que eles. Há uma equipe muito grande no local auxiliando a entrada e saída de botes do mar, tudo para garantir o máximo de segurança aos visitantes. Bolsas e mochilas são colocadas num saco de lixo lacrado, para evitar que molhem durante o trajeto.

Minha visita foi realizada numa sexta-feira e neste dia o tempo amanheceu muito ruim, cheio de nuvens, mas com previsão de sol forte ao longo do dia. Sou daqui de Floripa e sei que isso é bem comum no verão, amanhecer com nuvens e depois abrir um dia lindo de sol. Foi o que aconteceu neste dia. Quando eu estava chegando na Praia do Campeche o tempo já estava abrindo e ao pisar na Ilha do Campeche não tinha quase mais nenhuma nuvem no céu.

Praia do Campeche - Florianópolis

Barcos para a ilha na praia do Campeche

 

A ILHA

Ao chegar na Ilha do Campeche, os visitantes são recebidos por uma equipe de monitores, que passam uma série de informações sobre a estrutura da ilha, incluindo algumas regras para a visitação.

Ilha do Campeche - Floripa

Monitores na chegada

 

As normas da Ilha do Campeche estão dispostas na Portaria 691/2009 do IPHAN. Além de estabelecer o limite diário de 770 pessoas na baixa temporada e 800 pessoas na alta temporada, essa norma apresenta algumas outras restrições, como, por exemplo, a proibição de atividade de “campismo”, a proibição de fogueiras na ilha ou de churrasco na faixa de areia, a proibição do uso de aparelhos de som na praia, entre outras regras.

Outro item muito importante é a questão do lixo. Não há lixeiras na praia do Campeche (talvez apenas algumas na área do restaurante para o uso do estabelecimento). Leve sua sacola plástica para armazenar todo o lixo que você produzir durante sua visita e leve-o de volta no barco, pois é proibido deixar qualquer tipo de lixo na ilha.

Ilha do Campeche - Florianópolis

Ilha do Campeche

 

Ilha do Campeche - Floripa

Ilha do Campeche

 

Há apenas uma praia na ilha, a Praia da Enseada, com uma faixa de areia com cerca de 500 metros de extensão. A área para banho é delimitada por boias, para separar o visitantes dos barcos que chegam na ilha. A área central da praia é dedicada aos banhistas, enquanto que os barcos chegam e partem dos cantos esquerdo e direito da praia.

Ilha do Campeche - Floripa

Área permitida para o banho

 

Como falei no inicio do post, o mar é bem calmo e a água cristalina, formando um cenário paradisíaco. O água é tão limpa que você consegue até ver alguns peixinhos passando pela área reservada aos banhistas.

Ilha do Campeche - Florianópolis

Canto esquerdo da praia

 

Ilha do Campeche - Florianópolis

Ilha do Campeche

 

Ilha do Campeche - Florianópolis

Canto direito da praia

 

É permitido entrar na ilha com cadeira de praia e guarda-sol. Mas caso você não queira levar, é possível alugá-los no local. O aluguel de cada peça tem o custo de 20 reais e o combo com duas cadeiras e um guarda-sol sai por 50 reais.

Ilha do Campeche - Florianópolis

Aluguel de cadeiras na ilha

 

Há apenas uma opção de alimentação na ilha, o Restaurante Bacalhau, especializado em frutos do mar. Ele funciona apenas nos meses mais movimentados, permanecendo fechado na baixa temporada.

Se você pretende comer nele, leve dinheiro, pois o restaurante não aceita cartões!

Ilha do Campeche - Florianópolis

Restaurante da ilha

 

O cardápio oferece pratos feitos para 1 pessoa que custam 35 ou 40 reais, além de pratos para 2 pessoas na faixa de 90 a 110 reais. Há também petiscos, como porções de carne ou de frutos do mar, que custam de 45 a 70 reais.

Na parte de bebidas, uma água custa 5 reais e uma cerveja latão 10 ou 12 reais. Veja todos os preços no cardápio abaixo.

(valores de dez/18 e sujeitos a alteração)

Ilha do Campeche - Florianópolis

Cardápio do restaurante

 

QUATIS

Você pode levar o seu próprio alimento para a praia, mas precisa tomar muito cuidado com os quatis, bichinhos de aparência dócil mas que na verdade são bem traiçoeiros e invasivos. Eles surgem da mata e vão em direção às bolsas e mochilas em busca de comida. Roubam sacolas e alimentos com facilidade e fogem correndo de volta para a mata. Parece brincadeira, mas é sério. Eu presenciei algumas cenas de “ataque” dos quatis ao alimentos dos visitantes.

Minha dica é: não fique perto da vegetação! Apesar da sombra das árvores, se você ficar próximo à mata, estará mais próximo dos quatis. Ele chegam de mansinho e muitas vezes você nem percebe. Se você for dar uma volta pela praia e deixar sua bolsa ou mochila sozinha, corre o risco de ela ser vasculhada por algum quati em busca de comida. Não toque nos quatis, eles podem ser perigosos e mordem.

Os quatis são uma espécie exótica que não faz parte da fauna natural da ilha, sendo um sinal de desequilíbrio ecológico, pois não há predadores naturais que se alimentam deles. Eles foram introduzidos no local para evitar a proliferação de escorpiões na ilha.

Ilha do Campeche - Florianópolis

Quatis

 

Ilha do Campeche - Floripa

Ilha do Campeche

 

TRILHAS

É possível fazer dois tipos de trilha na ilha: terrestre ou subaquática. Para realizá-las você consegue pagar com dinheiro ou cartão de débito. Toda a renda gerada pela visitação é utilizada na preservação da ilha e na manutenção dos seus serviços pela Associação Couto de Magalhães, entidade que administra e cuida da Ilha do Campeche.

 

TRILHA TERRESTRE

Há dois tipos de trilhas terrestres, uma mais curta, com uma hora de duração, e outra mais longa, com cerca de 1h30. Os valores são de 10 e 25 reais, respectivamente. O ponto de partida e o pagamento das trilhas acontece num quiosque, sinalizado com uma bandeirinha azul na praia.

O acesso às trilhas deve ocorrer sempre com a presença de um monitor. Não é permitido caminhar pela vegetação por conta própria, sem acompanhamento. Elas podem ser fechadas após períodos de chuva, por questões de segurança.

As trilhas passam por diversos pontos da ilha, incluindo as zonas com inscrições rupestres, petróglifos que estão espalhados por 10 sítios arqueológicos, nove estações líticas, monumentos rochosos e sítios de ocupação

Eu não fiz nenhuma trilha na minha visita à Ilha do Campeche, por isso não vou poder mostrá-las em detalhes.

Ilha do Campeche - Florianópolis

Quiosque das trilhas

 

TRILHA SUBAQUÁTICA

As trilhas subaquáticas acontecem numa área específica da ilha, separada do setor dos banhistas. O custo é de 60 reais e a duração é de aproximadamente 1h30. O valor já inclui equipamentos como roupa de mergulho, máscara e pé de pato, além do transporte de barco até o local em que a trilha acontece. O pagamento é realizado num quiosque sinalizado com uma bandeirinha vermelha na Praia da Enseada.

Essa trilha funciona apenas nos meses mais quentes do ano, época de maior movimento na ilha. Durante o passeio é possível observar a vida marinha no entorno da ilha, com peixes, algas, estrelas do mar, ouriços, entre outros animais marinhos.

Ilha do Campeche - Florianópolis

Preparação da ilha subaquática

 

O QUE FAZER DEPOIS

Sua visita à Ilha do Campeche vai acabar por volta das 16:00h e você pode aproveitar o resto do dia para visitar algum outro ponto da cidade.

Minha sugestão é seguir para a Lagoa da Conceição para curtir o final de tarde caminhando pela Avenida das Rendeiras e depois passear pelo centrinho do bairro, onde há diversas lojinhas e opções de alimentação.

Outra opção é passear pela região do Trapiche da Av. Beiramar Norte, na região central da cidade, onde há uma praça junto ao calçadão da avenida, um ótimo local para relaxar e apreciar o por do sol.

Fim de tarde na Lagoa da Conceição - Floripa

Fim de tarde na Lagoa da Conceição

 

HOSPEDAGEM EM FLORIPA

Se você está procurando algum local para ficar hospedado em Floripa, veja algumas sugestões do blog nos links abaixo:

– Hotéis no Centro
– Hotéis na Lagoa da Conceição e Praia Mole
– Hotéis em Jurerê e Jurerê Internacional
– Hotéis na Praia dos Ingleses e Santinho
mais opções de hotéis na região de Floripa

 

OUTROS PASSEIOS E DICAS DE FLORIPA E SC

Aqui no blog há vários artigos sobre Florianópolis e Santa Catarina. Nos links a seguir você encontra mais dicas e relatos de outros passeios para realizar na capital catarinense e em outras cidades do estado.

ROTEIROS EM FLORIPA
– Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
– Roteiro de 3 dias em Floripa

ATRAÇÕES TURÍSTICAS E PASSEIOS EM FLORIPA
Ilha do Campeche
Um passeio no centro da cidade
Ponte Hercílio Luz
Trapiche da Av. Beiramar Norte
Almoço na Costa da Lagoa
Distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa
Projeto Tamar (Barra da Lagoa)
Mirantes em Floripa
Parques em Floripa
Pedras do bairro Itaguaçú
12 passeios de um dia em cidades próximas a Floripa
Floripa com crianças: 15 dicas
Clima em Floripa e o que fazer com chuva
Restaurantes e Ostras no Ribeirão da Ilha
Bar do Arante – Pântano do Sul
Patinete elétrico em Floripa
Aluguel de bicicletas Yellow Bike em Floripa
Baladas em Floripa

PRAIAS DE FLORIPA
Sul da Ilha: Campeche, Armação Matadeiro, Pântano do Sul
Barra da Lagoa
Praia Brava
Praia do Forte
Praia de Jurerê Internacional

PASSEIOS EM SANTA CATARINA
– Um dia no Beto Carrero World: dicas para visitar o parque
– Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
– Onde se hospedar em Balneário Camboriú: dicas de hotéis
– Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
– Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
– O Mirante e a Estrada da Serra do Rio do Rastro
– As Praias de Bombinhas, em Santa Catarina
– As Praias de Porto Belo, em Santa Catarina

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar Floripa, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Veja algumas sugestões de hospedagem do blog nos seguintes bairros: Centro, Jurerê, Lagoa e Ingleses.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem