Hoje, 28 de julho de 2013, o blog Meus Roteiros de Viagem está completando 3 anos de existência! Para comemorar estou publicando este post especial, contando um pouco da história do blog, fatos e curiosidades, os melhores posts, alguns números, entre outras informações. Ilustrando o post estão algumas das melhores imagens já publicadas no blog.

Meus Roteiros de Viagem - 3 anos

Meus Roteiros de Viagem – 3 anos

 

Tudo começou em julho de 2010, quando eu estava planejando minha segunda viagem à Europa. De tanto buscar dicas em outros blogs de viagem resolvi criar o meu próprio blog, para que eu pudesse compartilhar com outras pessoas os meus roteiros. Foi assim que surgiu a ideia do nome para o blog.

Três anos depois, muita coisa mudou. O que começou de forma simples como um passatempo tomou proporções muito maiores que eu poderia imaginar e hoje consome bastante parte do meu tempo, apesar de eu não ser um blogueiro profissional e de não viver apenas do blog. Saber que as dicas que eu escrevo podem ajudar outras pessoas é gratificante e o resultado vem em forma de comentários e elogios deixados no site ou enviados por e-mail, que dão um estímulo ainda maior para eu continuar postando cada vez mais. Depois de muito tempo o retorno financeiro também começou a aparecer e já tem ajudado a bancar algumas coisas nas viagens. E quanto mais viagens, mais dicas para publicar!

 

East Side Gallery - Berlim / Alemanha

East Side Gallery – Berlim / Alemanha

Londres - Inglaterra

Londres – Inglaterra

 

Sempre que volto de uma viagem, tento publicar a maior quantidade de informações possíveis sobre o destino, abordando temas como voos, aeroportos, hotéis, compras, restaurantes, câmbio, aluguel de carro, transporte público, atrações turísticas, passeios, entre outros assuntos.

Quando eu não tenho mais material de viagem para postar, aproveito para dar dicas da minha cidade, Florianópolis, e do meu estado, Santa Catarina. Já são mais de 85 posts catarinenses, com dicas da capital, cidades do litoral e também da região serrana.

 

Morro da Igreja - Serra Catarinense

Morro da Igreja – Serra Catarinense

Ponte Hercílio Luz - Florianópolis

Ponte Hercílio Luz – Florianópolis

 

Nestes três anos foram visitados…
– 4 continentes
– 11 países
– 37 cidades
e tiradas mais  mais de 8 mil fotos!

No blog foram publicados até hoje…
– 15 roteiros
– 263 posts
– 2.240 comentários
e contabilizadas mais de 1,5 milhão de visualizações de páginas (pageviews).

Nas redes sociais, a comunidade Meus Roteiros de Viagem não para de crescer. Jã são…
– 3.500 fãs no Facebook
– 2.300 seguidores no Twitter
– 1.100 seguidores no Instagram
e mais de 2.800 fotos marcadas com a tag #meusroteirosdeviagem também no Instagram.

 

Praga - República Checa

Praga – República Checa

Budapeste - Hungria

Budapeste – Hungria

 

 

Na lista posts mais acessados do blog, dominam as dicas do Chile e Uruguai, que foram publicadas há pouco mais de um ano. Mas alguns roteiros de cidades do Leste Europeu também tiveram muitos acessos. Estes são os posts mais vistos ao longo destes três anos:

– Dicas de Compras em Santiago: shoppings, outlets e lojas de departamento
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Dicas de Compras em Montevidéu
– Dicas de Restaurantes em Santiago
– Casas de Câmbio em Santiago e o Peso Chileno
– Vale a pena fazer passeios em Santiago com uma empresa de turismo local?
– Roteiro de 5 dias em Berlim
Roteiro de 4 dias em Montevidéu
– O Aeroporto de Santiago e transfer para o hotel com a Transvip
– Santiago – Degustação de Vinhos na Vinícola Concha y Toro
– Roteiro de 3 dias em Praga
– Roteiro de 3 dias em Budapeste

 

Cordilheira dos Andes - Chile

Cordilheira dos Andes – Chile

Punta del Este - Uruguai

Punta del Este – Uruguai

 

Alguns posts podem não estar entre os mais acessados, mas estão entre os meus favoritos, pois relatam alguns dos melhores momentos que eu tive em minhas viagens, como o dia em que entrei na jaula de leões e dei comida para uma girafa, a minha visita ao prédio mais alto do mundo, o passeio na montanha-russa mais rápida do mundo, o voo de balão na Capadócia, entre outras experiências que podem ser conferidas nestes posts:

– Cidade do Cabo – O Cabo da Boa Esperança  e Babuínos na estrada
– Joanesburgo – Lion Park: na jaula com leões e alimentando uma girafa
– Abu Dhabi: Ferrari World, o parque temático da Ferrari
– Dubai: O mirante do Burj Khalifa e as Fontes de Dubai
– Voo de balão na Capadócia: um passeio imperdível na Turquia
– Londres – Madame Tussauds, London Eye, Palácio de Buckingham e Hyde Park
– Berlim – Parlamento Alemão, Alexanderplatz e East Side Gallery
– Valle Nevado Ski Resort: a maior estação de esqui da América do Sul

 

Lion Park - Joanesburgo / África do Sul

Lion Park – Joanesburgo / África do Sul

Vôo de Balão na Capadócia - Turquia

Voo de Balão na Capadócia – Turquia

 

No último ano o blog Meus Roteiros de Viagem tornou-se membro da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) e também da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), criadas para fortalecer e consolidar a importância dos blogs de viagem no cenário nacional. A participação em ambos os grupos permitiu fazer novos amigos e tem sido um importante meio de aprendizagem e troca de experiências com outros blogueiros de viagem.

Falando nisso, não é só o Meus Roteiros de Viagem que está comemorando aniversário. Por coincidência, outros blogs de viagem também estão celebrando 3 anos de vida neste mês de julho, como o Aprendiz de Viajante, o Flashes de Viagem, o Dica da Dri, o Diário de Viagem e o Nós no Mundo. Também estão em festa os blogs: MauOscar (4 anos), Andreza Dica e Indica Disney (1 ano), Mochilinha Gaúcha (1 ano), Cariocando Por Aí (2 anos), Tip Trip (2 anos), Check-in Pelo Mundo (2 anos), Dentro do Mochilão (5 anos), Dondeando Por Aí (4 anos)  e Colagem (12 anos!!!). E para completar, outro que comemorou aniversário foi o Melhores Destinos, que nestes 5 anos de existência tornou-se o blog de viagem mais famoso do Brasil, um exemplo de sucesso e grande inspiração para todos os outros blogueiros de viagem.

 

Dubai - Emirados Árabes

Dubai – Emirados Árabes

 

E que venham os próximos roteiros e as próximas viagens…