Quando visitei as cidades de Lisboa e Paris, minha viagem foi realizada com a TAP, a maior companhia aérea de Portugal. Ela é uma das principais empresas que fazem a ligação aérea do Brasil com a Europa e oferece voos de diversas cidades brasileiras para Portugal, com a possibilidade de conexão para vários outros países do continente europeu e também da África. Neste post apresento um relato do voo entre São Paulo e Lisboa, incluindo informações sobre a conexão no aeroporto da capital portuguesa e o voo para Paris.

Avião da TAP decolando no Aeroporto de Guarulhos - São Paulo

Avião da TAP decolando no Aeroporto de Guarulhos – São Paulo

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Lisboa e Paris
Clique aqui para acessar o índice de dicas de Lisboa ou aqui para acessar o índice de Paris

 

A TAP é companhia aérea estrangeira que atende o maior número de destinos no Brasil. Ela oferece voos para Lisboa partindo de doze cidades brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Guarulhos-São Paulo e Salvador. Além disso, ainda opera voos entre a cidade do Porto, em Portugal, e as cidades do Rio de Janeiro e Guarulhos-São Paulo.

Recentemente, parte do capital da empresa foi privatizado e quem a adquiriu foi o empresário David Neeleman, fundador da companhia aérea brasileira Azul, que já anunciou em entrevistas que pretende aumentar o número de cidades atendidas pela TAP no Brasil, já que nosso país corresponde a uma boa parte do faturamento da empresa.

A TAP possui um programa de fidelidade chamado “Victoria” e faz parte da Star Alliance, uma aliança de empresas aéreas que compartilham voos e programas de milhagem, da qual também faz parte a brasileira Avianca. Além disso, ela possui uma parceria com a GOL Linhas Aéreas que permite o resgate de voos da empresa brasileira com as milhas do programa “Victoria”, assim como o uso de milhas do programa Smiles da GOL para adquirir voos da companhia portuguesa.

A330 da TAP no Aeroporto de Lisboa

A330 da TAP no Aeroporto de Lisboa

 

Comprei a minha passagem da TAP pelo site da companhia durante uma promoção que permitia uma parada gratuita em Lisboa. Montei a minha viagem pelo modo “múltiplas cidades” e selecionei três trechos: São Paulo – Lisboa; Lisboa – Paris; e Paris – São Paulo, sendo este último voo com conexão em Lisboa. Os três voos custaram cerca de 2 mil reais, já com taxas, numa tarifa promocional. O site é todo em português e permite o parcelamento do valor no cartão de crédito em até cinco vezes sem juros.

 

VOO PARA LISBOA

O meu voo para Lisboa foi a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos – São Paulo, de onde saem dois voos diários rumo à capital portuguesa, um no meio da tarde e outro à noite.

Minha viagem de ida foi no voo noturno, que sai de Guarulhos às 22h25 e chega no aeroporto de Lisboa por volta das 12h15, uma viagem que tem ao todo cerca de dez horas de duração. Quando voltei da Europa também optei por um voo noturno, que parte de Lisboa perto da meia noite e pousa no Aeroporto de Guarulhos por volta das 5h45 da manhã.

Os voos da TAP entre São Paulo e Lisboa são feitos num Airbus A330 configurado com duas classes, executiva e econômica. Meu voo foi na classe econômica, cujos assentos estão dispostos no esquema 2-4-2.

Classe econômica do A330 da TAP

Classe econômica do A330 da TAP

Poltronas do A330 - TAP Portugal

Poltronas do A330

 

Adquira um seguro de viagem com 15% de desconto para visitar a Europa!
Clique aqui e saiba como comprar

 

Todas as poltronas da classe econômica desta aeronave possuem telas individuais do sistema de entretenimento.

Telas individuais na classe econômica do A330 da TAP

Telas individuais na classe econômica do A330 da TAP

 

Para o conforto são entregues um pequeno travesseiro, uma mantinha e também um fone de ouvido.

Travesseiro e fone de ouvido - TAP Portugal

Travesseiro e fone de ouvido

 

No bolsão em frente à poltrona há uma revista da companhia e também uma revista de compras do sistema de vendas duty free à bordo.

Revistas de bordo - TAP Portugal

Revistas de bordo

 

A telinha individual do sistema de entretenimento oferece filmes, séries (incluindo alguns programas da TV Globo), documentários e também uma seleção de áudio para quem quer ouvir músicas durante o voo. Além disso, também é possível acompanhar todo o percurso do voo através de um mapa e ver informações em tempo real, como a distância percorrida, o tempo estimado para pouso, entre outros dados.

Traçado do voo entre São Paulo e Lisboa - TAP Portugal

Traçado do voo entre São Paulo e Lisboa

 

No voo da ida, que saiu de Guarulhos por volta das 22h30, foi servido um jantar pouco tempo após a decolagem com duas opções de pratos principais: um strogonoff de frango com arroz ou um picadinho de carne com purê de batata, ambos acompanhados de uma saladinha, um rosbife temperado, um pão com manteiga e um mini pudim de sobremesa. Entre as opções de bebidas havia água, sucos, refrigerantes e também vinhos.

Jantar com strogonoff de frango no voo entre São Paulo e Lisboa - TAP Portugal

Jantar com strogonoff de frango no voo entre São Paulo e Lisboa

Jantar com carne no voo entre São Paulo e Lisboa - TAP Portugal

Jantar com carne no voo entre São Paulo e Lisboa

 

Pouco antes do pouso em Lisboa foi servido um café da manhã com pães, manteiga, geleia, queijo, peito de peru e uma mini salada de fruta, além de café com leite.

Café da manhã do voo entre São Paulo e Lisboa - TAP Portugal

Café da manhã do voo entre São Paulo e Lisboa

 

CONEXÃO EM LISBOA

Meu primeiro destino nesta viagem à Europa era Lisboa, por isso ao chegar no aeroporto, fui para o desembarque, peguei minhas mala e peguei um transfer para o meu hotel.

Para muitas pessoas que voam TAP, este voo entre o Brasil e Lisboa é apenas a primeira etapa de uma viagem rumo a algum outro destino. Neste caso, a passagem pelo aeroporto da capital portuguesa serve apenas para fazer uma conexão. Eu fiz uma conexão na minha volta para o Brasil, quando meu voo saiu de Paris e troquei de aeronave em Lisboa para pegar o voo rumo a São Paulo.

A conexão no Aeroporto de Lisboa é bem tranquila e fácil de fazer. Ao desembarcar da aeronave, é preciso caminhar até os guichês de controle de passaportes e logo em seguida você já se dirige novamente às salas de embarque para pegar o próximo voo sem a necessidade de pegar a bagagem, que já é despachada até o destino final caso seu voo continue com a TAP ou alguma companhia aérea parceira.

Em conexões muito apertadas, a companhia dá uma assistência extra aos passageiros que estão em cima da hora, priorizando a passagem pelos procedimentos obrigatórios. Caso você perca o voo por atraso da companhia, ela irá fazer o possível para realocar no próximo voo disponível rumo ao destino final.

O setor de embarque do aeroporto é bem espaçoso, com corredores amplos, alguns restaurantes, lanchonetes e muitas lojinhas. Não fiz compras no duty free, por isso não consigo informar se os preços são atrativos e nem sei dizer quais produtos estão à venda por lá.

Se você vai fazer uma conexão longa neste aeroporto, com cinco horas ou mais, existe a possibilidade de sair do aeroporto e dar uma passeada rápida em Lisboa. O metrô da cidade possui uma estação no aeroporto, o que facilita bastante nos deslocamentos caso você não queira pegar um táxi. Em breve publicarei aqui no blog um post com dicas do que você pode fazer em Lisboa numa conexão longa.

Saiba mais sobre o Aeroporto de Lisboa no post: “O Aeroporto de Lisboa e transporte para a cidade“.

Área de embarque do Aeroporto de Lisboa

Área de embarque do Aeroporto de Lisboa

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

VOO PARA PARIS

Depois de passar alguns dias visitando a capital portuguesa e seus arredores, viajei para Paris também com a TAP, que oferece vários voos diários entre as duas cidades. Eu optei por partir logo no primeiro voo, de manhã bem cedo. A viagem entre Lisboa e Paris tem cerca de duas horas e meia de duração.

Os voos da TAP rumo a capital francesa tem como destino do Aeroporto de Orly, o segundo principal aeroporto de Paris, que fica mais próximo ao centro da cidade e que não é tão gigante quanto o Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle. Saiba mais sobre este aeroporto no post “O Aeroporto de Paris-Orly e transfer para o hotel“.

Tela do voo no Aeroporto de Lisboa

Tela do voo no Aeroporto de Lisboa

 

Os voos da TAP entre Lisboa e Paris são feitos com aeronaves Airbus A319 ou A320, as mesmas utilizadas pela TAM aqui no Brasil nos voos domésticos.

A320 da TAP no Aeroporto de Lisboa

A320 da TAP no Aeroporto de Lisboa

 

Este avião possui três poltronas por fileira em cada lado do corredor. As telas do sistema de entretenimento ficam acima das poltronas e exibem, além do vídeo com as instruções de segurança de voo, um mapa com o trajeto percorrido e informações sobre o voo.

Airbus A320 no voo entre Lisboa e Paris - TAP Portugal

Airbus A320 no voo entre Lisboa e Paris

Mapa do voo entre Lisboa e Paris

Mapa do voo entre Lisboa e Paris

 

No voo entre Lisboa e Paris, que foi de manhã cedo, foi servido um mini café da manhã, com croissant, geleia, frios e iogurte.

Lanche no voo entre Lisboa e Paris - TAP Portugal

Lanche no voo entre Lisboa e Paris

 

No retorno de Paris a Lisboa, cujo voo aconteceu no final da tarde, foi servido um sanduíche com suco de maça.

Lanche no voo entre Paris e Lisboa - TAP Portugal

Lanche no voo entre Paris e Lisboa

 

Depois de passar cinco dias em Paris, peguei um voo de volta a Lisboa, onde fiz uma conexão rápida e continuei minha viagem no voo noturno para São Paulo. Na chegada a Lisboa, ao anoitecer, tive a sorte de presenciar este belo por do sol enquanto o avião sobrevoava o Rio Tejo.

Por do sol com vista para o rio Tejo durante o pouso em Lisboa

Por do sol com vista para o rio Tejo durante o pouso em Lisboa

 

Você já voou com a TAP? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Posts relacionados:
Um café na única fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa
Lisboa: Um passeio em Sintra e o Palácio da Pena
Dica de hotel boutique em Lisboa: Porto Bay Liberdade
Paris: Um passeio no ônibus panorâmico Big Bus
Dica de hotel boutique em Paris: Hotel Madison

 

Outros relatos de voos publicados no blog:
Como é voar na Classe Executiva da Aeromexico para Cancun
Como é voar na classe executiva da Hong Kong Airlines
Como é voar na Classe Executiva da Etihad para Abu Dhabi e Cingapura
Como é voar com a Aerolineas Argentinas para Buenos Aires e Mendoza
Como é voar com a Turkish Airlines para Istambul e Dubai
Como é voar na Cathay Pacific para Hong Kong

 

Índice com todas as dicas de Lisboa | Índice com todas as dicas de Paris

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...