Nesse post vou dar a dica de seis locais com vistas panorâmicas de Floripa que merecem ser visitados: o Mirante do Morro da Cruz, a Praça Hercílio Luz, o Mirante da Beiramar, o Mirante do Morro da Lagoa, o Mirante Ponto de Vista, o Mirante da Praia Brava e o Mirante do Morro das Pedras. No final do post há um vídeo com imagens do Morro das Pedras e um mapa indicando a localização de todos os mirantes.

Florianópolis

 

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Onde se hospedar no Centro de Florianópolis
Dicas de restaurantes em Floripa: Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui
Floripa – As Praias Sul da Ilha: Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul

 

 

O principal mirante da cidade é o Mirante do Morro da Cruz, localizado na região central, a 285m de altitude, no topo do morro também conhecido por Morro do Antão. Lá do alto é possível ter uma bela vista panorâmica de toda a região central de Florianópolis, incluindo as baías Norte e Sul, as três pontes, assim como os bairros do continente, os municípios de São José, Palhoça e Biguaçú e os morros que rodeiam a região metropolitana da Grande Florianópolis.

Baía Sul

 

Região Central de Florianópolis

 

Prédios da Av. Beira-Mar (abaixo) e bairro Estreito (acima)

 

Baía Norte

 

O mirante foi inaugurado em 1984 e contava com uma boa estrutura para receber os turistas, porém hoje em dia está completamente abandonado. No local havia uma lanchonete que pegou fogo e nunca foi reconstruída. Os banheiros não funcionam, as placas de sinalização que ainda existem estão danificadas e o local está sujo e perigoso. Há relatos de que costumam acontecer assaltos na área, então é bom tomar um pouco de cuidado evitando principalmente visita-lo durante a noite. Além do mirante principal, há dois mirantes auxiliares, um como vista para a região dos bairros Agronômica e Trindade, e outro voltado para o Sul da Ilha, onde era possível ver até a pista do aeroporto. Porém ambos estão dominados pelas árvores que dificultam muito a visualização.

A cruz que dá nome ao Morro

 


O acesso ao mirante

 

O Mirante do Morro da Cruz

 




O acesso ao mirante, de carro, é feito da seguinte forma: quem está vindo do centro deve pegar a marginal da avenida Beira-Mar Norte e logo após o hotel Majestic virar à direita no primeiro semáforo, passando no meio da Praça. Gov. Celso Ramos e virando à direita novamente para acessar a Rua Frei Caneca. Logo após o primeiro semáforo desta rua haverá uma placa de sinalização indicando o sentido do Morro da Cruz à esquerda, passando pelas ruas Jairo Calaldo e Ernesto Stodieck até chegar na Rua do Antão, que levará diretamente ao topo do Morro da Cruz. Lá no alto, próximo ao mirante, há um pequeno estacionamento junto às emissoras de rádio e televisão. Geralmente há um flanelinha no local cuidando dos veículos. Quem preferir ir de ônibus pode pegar a linha “Morro da Cruz”, da empresa Transol, partindo do Terminal de Integração do Centro (TICEN).

Bairro Agronômica e Elevado do CIC

 

Panorâmica do Mirante do Morro da Cruz

 

Segue um vídeo que eu fiz durante a visita ao Mirante do Morro da Cruz…

 

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Ainda na região central, outro local com vista panorâmica, mas que não é necessariamente um mirante é a Praça Hercílio Luz, que proporciona uma visão das três pontes que fazem a ligação ilha-continente. Ela está localizada na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, ao lado do Parque da Luz. A praça também já foi mencionada no post “Os melhores locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz em Florianópolis“.

Praça Hercílio Luz

 

Vista para as pontes e para a Baía Sul

 

Vista para a Ponte Hercílio Luz

 

Bem próximo à Praça Hercílio Luz, descendo pela rua Almirante Lamego no sentido Av. Beira-Mar Norte, há um pequeno mirante à esquerda, com vista para a avenida e toda a Baía Sul.

Mirante da Av. Beira-Mar Norte

 



A região da Lagoa da Conceição também oferece locais que proporcionam um belo visual panorâmico. Ao redor da lagoa há dois mirantes com boa estrutura para receber os visitantes. O mais conhecido deles é o Mirante do Morro da Lagoa, localizado na Rod. Admar Gonzaga (SC-404) no topo do morro entre a região central da cidade e o leste da Ilha de Santa Catarina. No local há um amplo estacionamento e até pouco tempo havia uma lojinha e uma lanchonete, mas ambas fecharam. No outro lado da rodovia, ao lado do restaurante japonês Kanpai, há um outro mirante menor junto a algumas barracas que vendem camisetas e outros souvenirs

Vista do Mirante do Morro da Lagoa

 




O Mirante do Morro da Lagoa

 

Estacionamento do Mirante do Morro da Lagoa

 


Há um outro local que próximo ao Mirante do Morro da Lagoa que também oferece um visual panorâmico da região, é a plataforma de saltos de voo livre, onde é possível inclusive realizar voos duplos com instrutores treinados. O acesso a esta plataforma se dá por uma rua asfaltada, atrás de um edifício abandonado que há ao lado do mirante.  A plataforma é na verdade uma grande área de gramado sem árvores na frente e o visual de lá é um pouco melhor do que o do mirante.

Lagoa da Conceição vista da plataforma de saltos de voo livre

 

Centrinho da Lagoa

 


Panorâmica da plataforma de saltos de voo livre

 

Segue um vídeo que eu fiz com a vista panorâmica da Lagoa da Conceição…

 

Do outro lado da lagoa está o Mirante Ponto de Vista, na Rod. Jorn. Manoel de Menezes (SC-406), entre a Praia Mole e a Barra da Lagoa. É o mirante da cidade mais bem preparado para receber os visitantes. No local há um amplo estacionamento, um restaurante, um café e algumas lojas. O visual panorâmico que se tem deste mirante é, na minha opinião, a paisagem natural mais bonita de Florianópolis.

Lagoa da Conceição, vista do Mirante Ponto de Vista

 

A paisagem natural mais bonita da ilha!

 


O Mirante Ponto de Vista

 

A entrada do restaurante e o acesso ao mirante

 

Estacionamento

 

Panorâmica do Mirante Ponto de Vista

 

O Norte da Ilha também conta com um local que oferece uma vista paronâmica de uma de suas praias, a Praia Brava. É o Mirante da Praia Brava, localizado no ponto mais alto da Av. Epitácio Bittencourt, o único caminho de acesso para a praia. O mirante parece estar inacabado e é um pouco perigoso, sem nenhuma proteção. Há algumas vagas de estacionamento junto a um restaurante que há no local.

Veja mais fotos da Praia Brava no post “Conheça a Praia Brava, em Florianópolis“.

Vista do Mirante da Praia Brava

 




O Mirante da Praia Brava

 

No sul da ilha de Santa Catarina é possível curtir um visual panorâmico incrível do Mirante do Morro das Pedras. Fui nele pela primeira vez para bater essas fotos para o blog e fiquei impressionado com a paisagem, que se tornou uma das minhas favoritas na cidade. A partir dele é possível observar a toda a extensão da praia da armação. O mirante está localizado junto à Casa de Retiros Vila Fátima, no alto do Morro das Pedras e conta com um amplo estacionamento. Seu horário de visitação é das 8h às 18h. Para chegar ao local, partindo do centro da cidade, é preciso pegar a Via Expressa Sul e depois percorrer toda a rod. SC-405 até chegar à rod. SC-406, no Morro das Pedras. No trecho da rodovia que se encontra à beira do mar, seguindo para o sul da ilha, haverá um portão à direita indicando a entrada para a casa de retiros e para o mirante.

Veja mais fotos das praias do Sul da Ilha no post “Floripa – As Praias Sul da Ilha: Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul“.

Praia da Armação, vista do Mirante do Morro das Pedras

 




Placa de acesso, na Rod SC-406

 

Casa de Retiros Vila Fátima

 

Estacionamento do mirante e da casa de retiros

 



Para finalizar, segue o vídeo com belas imagens do Mirante do Morro das Pedras:







Segue um mapa com a localização dos mirantes mostrados aqui no blog…


Visualizar Os Mirantes de Florianópolis em um mapa maior

 

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis

 

Posts Relacionados:
Feriadão em Floripa: Roteiro de 3 dias
Os Parques de Florianópolis
Onde se hospedar em Floripa: Lagoa da Conceição e Praia Mole

O Distrito e a Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis
As Tartarugas do Projeto Tamar de Florianópolis, na Barra da Lagoa
Um Passeio a pé pelo Centro de Florianópolis

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...