Há poucos meses Floripa ganhou sua primeira ciclofaixa de domingo, seguindo o exemplo de outras grandes cidades do país, buscando estimular a prática exercícios físicos e proporcionar momentos de lazer à população. Esta ciclofaixa liga o bairro Itaguaçú à avenida Beiramar Continental, passando pelos bairros Coqueiros e Estreito. Todos os domingos, das 9:00h às 17:00h, uma das faixas destinadas aos veículos é fechada para uso exclusivo de ciclistas e pedestres que podem se locomover com facilidade pelo trajeto que liga dois belos locais da região continental da cidade. Pedalei recentemente na ciclofaixa e mostro neste post como foi o passeio.

Ciclofaixa de domingo - Florianópolis

Ciclovia no final da Av. Beiramar Continental

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Dicas de restaurantes no Centro de Florianópolis
Onde se hospedar no Centro de Florianópolis
Um Passeio a pé pelo Centro de Florianópolis
Os Mirantes de Florianópolis

 

Minha pedalada começou no final da avenida Poeta Zininho, também conhecida como Beiramar Continental, que possui ao longo de seus 2,3 km de extensão uma ciclovia e um calçadão na orla do bairro Estreito, com uma excelente vista para a Baía Norte, especialmente a av. Beiramar Norte e a Ponte Hercílio Luz.

Ciclovia da Av. Beiramar Continental - Florianópolis

Início do passeio

 

Na parte final desta avenida há um bolsão de estacionamento, com um espaço para alongamento e barracas que vendem bebidas durante o período de funcionamento da ciclofaixa, onde parei no meu retorno para tomar um caldo de cana.

Av Beiramar Continental - Florianópolis

Área para alongamento e barracas de bebidas

Av Beiramar Continental - Florianópolis

Vista para a Ponte Hercílio Luz

 

Durante a ciclofaixa de domingo, um longo trecho da Av. Beiramar Continental é fechado para os veículos, assim é possível pedalar, caminhar ou praticar sobre as três faixas da avenida. Veja mais fotos dela no post “Beira-Mar Continental, a nova avenida de Florianópolis“.

Av Beiramar Continental - Florianópolis

Av Beiramar Continental

Av Beiramar Continental - Florianópolis

Pedalando em direção à ponte

 

Pedalei pela avenida e quando estava chegando próximo à Ponte Hercílio Luz voltei para a ciclovia, para então acessar a ciclofaixa, uma área protegida por cones e com uma das faixas de veículos pintada na cor vermelha para demarcar o seu trajeto.

Este ponto onde há a transição entre a ciclovia da Av. Beiramar Continental e a ciclofaixa é um excelente local para ver a ponte de perto e fotografa-la. Ele é um dos pontos mencionados no post “Os melhores locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz em Florianópolis“.

Ciclovia da Av. Beiramar Continental

Ciclovia da Av. Beiramar Continental

 

Passei sob a histórica ponte e sob as outras duas pontes que fazem a ligação continente-ilha, continuando meu trajeto pela ciclofaixa rumo ao bairro Coqueiros.

Ciclofaixa de domingo - Florianópolis

Ciclofaixa sob a ponte Hercílio Luz

Ciclofaixa de domingo - Florianópolis

Acesso ao bairro Coqueiros

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

No bairro Coqueiros, ao longo de 3 km da Av. Des. Pedro Silva, é que a ciclofaixa é mais notada, pois nesta avenida, uam das faixas para veículos foi bloqueada para o uso de bicicletas. Esta atitude acabou dividindo um pouco a população do bairro, enquanto uns gostaram de ter uma via segura para andar de bicicleta, outros reclamam de pequenos congestionamentos formados nos domingos por causa da diminuição de uma faixa para os carros.

Ciclofaixa de domingo - Florianópolis

Entrada do bairro Coqueiros

 

O passeio por este bairro passa por duas praias, a Praia da Saudade e a Praia do Meio, mas é bom lembrar que todas as praias da região central e continental de Florianópolis são impróprias para o banho. Ao longo desta avenida há vários bons restaurantes, alguns deles indicados no post “Restaurantes em Floripa: A Via Gastronômica de Coqueiros“.

Ciclofaixa de domingo - Florianópolis

Praia da Saudade – bairro Coqueiros

Ciclofaixa de domingo - Florianópolis

Ciclofaixa na Praia do Meio – bairro Coqueiros

Placa com aviso do horário da ciclofaixa

Placa com aviso do horário da ciclofaixa

 

O trajeto da ciclofaixa é em sua maioria plano e sem dificuldades, mas ao longo do bairro Coqueiros há três morrinhos, dois deles mais leves o último um pouco mais íngreme, onde algumas pessoas acabam empurrando a bicicleta por não aguentar subi-lo. Mas o esforço compensa, pois após este último morro está a Praia do Itaguaçu, no bairro Itaguaçu, local onde termina a ciclofaixa.

Praia do Itaguaçu - Florianópolis

Praia do Itaguaçu

Praia do Itaguaçu - Florianópolis

Praia do Itaguaçu

 

A Praia do Itaguaçu é uma dos locais mais bonitos de Florianópolis e muitos turistas acabam não a conhecendo e nem sabem que ela existe, pois fica na região continental da cidade. O cenário da praia é composto por dezenas de pedras no meio do mar que a tornam um lugar único. Inclusive há uma lenda local que diz que essas pedras na verdade são várias bruxas. Veja mais fotos do local e conheça esta lenda no post “O “Salão de Festa das Bruxas de Itaguaçu”, em Florianópolis“.

Pedras da Praia do Itaguaçu - Florianóplis

Pedras da Praia do Itaguaçu

Pedras da Praia do Itaguaçu - Florianóplis

Pedras da Praia do Itaguaçu

Pedras da Praia do Itaguaçu - Florianóplis

Pedras da Praia do Itaguaçu

 

Após ter pedalado até a Praia do Itaguaçu, voltei ao ponto de partida do passeio e durante este retorno fiz uma passagem pelo Parque de Coqueiros, um parque localizado na entrada do bairro Coqueiros, onde há pista de caminhada, parquinho infantil, quadras de esporte e uma grande area verde. Veja mais fotos no post “Os Parques de Florianópolis“.

Parque de Coqueiros - Florianópolis

Parque de Coqueiros

Parque de Coqueiros - Florianópolis

Parque de Coqueiros

 

Eu poderia ter continuado a pedalada rumo a ilha, passando pela passarela de pedestres e ciclistas que há na lateral da Ponte Pedro Ivo Campos, caindo na ciclovia da Av. Beiramar Norte, mas este passeio é assunto para um próximo post.

 

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias em Floripa
Floripa – As Praias Sul da Ilha: Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis
O Trapiche da Av. Beira-Mar Norte, em Florianópolis
Dicas de restaurantes em Floripa: Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...