A Costa da Lagoa é uma comunidade às margens da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, isolada numa área em que os veículos não chegam e que só pode ser acessada por barcos ou trilhas. Além de servir de moradia para muitas família, é um dos principais atrativos turísticos da cidade, um passeio imperdível que reúne história, cultura, natureza, belas paisagens e também boa gastronomia, devido a grande quantidade de restaurantes que há na área. Neste post apresento um relato da minha visita ao local, com informações sobre os barcos, uma sugestão de restaurante e outras dicas para quem pretende fazer este passeio.

Costa da Lagoa - Florianópolis

Costa da Lagoa – Florianópolis

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Onde se hospedar em Floripa: Lagoa da Conceição e Praia Mole
Dicas de restaurantes em Floripa: Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa
Dicas de restaurantes no Centro de Florianópolis

 

 

COMO CHEGAR

Para fazer o passeio à Costa da Lagoa é preciso ter um bom tempo disponível seu roteiro, pois ele pode durar  o dia inteiro, dependendo de como você pretende fazê-lo, seja de barco ou pela trilha, e também do tempo que você vai ficar no restaurante caso pretenda almoçar no local, algo que eu recomendo muito. Eu peguei o barco às 11:30h e cheguei de volta ao ponto de partida às 16:30h.

O principal terminal dos barcos para a Costa da Lagoa fica no centrinho da Lagoa da Conceição, junto à ponte que dá acesso à Avenida das Rendeiras. Deste terminal da Cooperbarco os barcos partem de hora em hora durante a semana. Nos finais de semana a frequência é maior, os barcos partem a cada meia hora. O preço é de 15 reais por pessoa pelos dois trechos em conjunto, ida e volta.

Para quem vai de carro até o local, há um estacionamento público junto à marina em frente ao terminal, mas que costuma estar sempre cheio. Também é possível deixar o carro em outras ruas do centrinho, principalmente nos arredores da pracinha que há ali perto. Outra opção é deixar em estacionamentos pagos. Há um próximo ao restaurante Fedoca que cobra 6 reais por hora.

Quem pretende ir de ônibus até a o centrinho da Lagoa, basta pegar uma linha até o Terminal de Integração da Lagoa (TILAG), e depois caminhar cerca de 1 km até o terminal do barco.

Terminal do barco para a Costa da Lagoa no centrinho da Lagoa da Conceição - Florianópolis

Terminal do barco para a Costa da Lagoa no centrinho da Lagoa da Conceição

 

Uma opção alternativa ao centrinho da Lagoa é embarcar na parada de barcos localizada no Canto dos Araças, onde fica o ponto de parada nº 3 dos barcos da Costa da Lagoa. É possível ir até este local de carro pegando Rua João Henrique Gonçalves, conhecida localmente como a Estrada Geral do Canto dos Araças, que pode ser melhor localizada no mapa que se encontra no final deste post.

O Canto dos Araças é o ponto de partida da Trilha da Costa da Lagoa, também conhecida como Trilha Caminho da Costa. Muitas pessoas que fazem esta trilha vão até o Canto dos Araças de carro e estacionam próximo ao ponto de parada do barco. Depois de percorrerem todo o trajeto da trilha a pé, elas visitam a cachoeira, almoçam em algum restaurante e pegam o barquinho de volta até o ponto inicial da trilha, onde o veículo ficou estacionado.

Quem não está de carro consegue ir ao Canto dos Araças pegando a linha de ônibus com este mesmo nome, que parte do Terminal de Integração da Lagoa (TILAG) e vai até este ponto onde fica o início da trilha e a parada do barco.

O trajeto completo da trilha do Canto dos Araças para a Costa da Lagoa, considerada de nível médio a pesado, tem cerca de 7 km de extensão num deslocamento de aproximadamente 2 horas. Vou ficar devendo as dicas e fotos da trilha, pois não a fiz desta vez.

Terminal no Canto dos Araçás - início da Trilha para a Costa da Lagoa

Terminal de barcos no Canto dos Araçás – início da Trilha para a Costa da Lagoa

 

Há ainda uma terceira opção para se chegar de barco até a Costa da Lagoa, que é através do terminal de barcos da CooperCosta no bairro Rio Vermelho. O acesso a este barco se dá por uma estradinha a partir da Rodovia João Gualberto Soares, uma estrada que liga a Barra da Lagoa à Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha. Seguindo no sentido Norte, o acesso a este terminal fica a cerca de 3 km após a Barra da Lagoa. Na rodovia há uma grande placa indicando a sua localizando nos dois sentidos da estrada. O mapa no final deste post também mostra onde fica o local.

Os barquinhos partem do terminal do Rio Vermelho rumo à Costa da Lagoa a cada 10 minutos e o preço também é de 15 reais pelo conjunto ida e volta. Este é o caminho mais rápido, ideal para quem quer apenas almoçar na Costa da Lagoa e poupar um tempo no seu roteiro. Eu recomendo fazer o passeio completo, desde o centrinho da Lagoa, para poder apreciar todo o visual da Lagoa da Conceição.

Terminal de barcos no bairro Rio Vermelho - Florianópolis

Terminal de barcos no bairro Rio Vermelho

 

Fiz este passeio com minha família num maravilhoso sábado de outono, sem nuvens no céu de Floripa. Nossa opção foi partir do terminal no centrinho da Lagoa. Quando estávamos chegando ao local um barquinho partiu, mas logo em seguida outro já encostou e nós embarcamos após pagarmos as passagens na bilheteria do terminal. Após pouco tempo de espera, o barco encheu e teve início o nosso passeio.

Passeio de barco para a Costa da Lagoa - Florianópolis

Início do passeio – Marina no centrinho da Lagoa

Passeio de barco para a Costa da Lagoa - Florianópolis

Barco do passeio

 

Nossa partida do terminal do centrinho da Lagoa foi por volta das 11:30h. Minha dica para quem vai fazer este passeio é tentar chegar até no máximo esse horário para conseguir chegar nos restaurantes antes que eles fiquem muito cheios.

O trajeto dura entre 40 e 60 minutos, dependendo da velocidade do barco e do número de paradas que ele faz ao longo do caminho. Além de turistas, ele também leva os moradores da Costa da Lagoa, que só conseguem chegar em suas casas de barco.

Av. das Rendeiras - Lagoa da Conceição, Florianópolis

Av. das Rendeiras – Lagoa da Conceição

 

Vale a pena sentar próximo à janela do barco para admirar toda a beleza da região e para conseguir tirar boas fotos.

Lagoa da Conceição - Florianópolis

Lancha na Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição - Florianópolis

Lagoa da Conceição – Florianópolis

 

Há várias casas às margens da Lagoa da Conceição, de casarões antigos e abandonados a mansões luxuosas com trapiches privativos, boa parte delas construídas de forma irregular.

Casas às margens da Lagoa com trapiches privativos

Casas às margens da Lagoa com trapiches privativos

Navegando na Lagoa da Conceição - Floripa

Navegando na Lagoa da Conceição

 

RESTAURANTES

Há cerca de quinze restaurantes na Costa da Lagoa, localizados em sua maioria entre as paradas 16 e 19. No meu passeio, a maior parte dos passageiros saltou no ponto 16, onde há vários restaurantes um ao lado do outro. Neste ponto também é possível entrar na trilha para chegar em poucos minutos a uma cachoeira que se encontra ali perto.

Parada 16 na Costa da Lagoa - Florianópolis

Parada 16 – restaurantes e trilha para a cachoeira

Restaurantes na Costa da Lagoa - Florianópolis

Restaurantes na Costa da Lagoa

Restaurantes na Costa da Lagoa da Conceição - Florianópolis

Restaurantes na Costa da Lagoa da Conceição – Florianópolis

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Nossa escolha neste dia foi o Restaurante Cabral, que encontra-se junto ao ponto de parada 19. Mesmo quem salta na parada 16 consegue visita-lo numa caminhada relativamente curta entre os pontos.

Ponto de Parada nº 19 - Costa da Lagoa, Florianópolis

Ponto de Parada nº 19

Restaurante Cabral - Costa da Lagoa, Florianópolis

Restaurante Cabral – Costa da Lagoa

 

O Cabral da Costa da Lagoa possui várias mesas num deck às margens da Lagoa e também muitas outras mesas na área internas. Chegamos lá perto das 12:20h e pegamos uma das últimas mesas ao ar livre. Cerca de meia hora depois o restaurante ficou lotado e muitos que chegavam tinham que ficar esperando vagar uma mesa.

Restaurante Cabral - Costa da Lagoa

Restaurante Cabral – Costa da Lagoa

 

O cardápio do Restaurante Cabral, assim como de todos os outros restaurantes da Costa da Lagoa, é especializado em frutos do mar. Ele é considerado um dos melhores da região e os preços não são tão baratos. Uma porção de Isca de Linguado custa 38 reais e uma porção de Camarão à Milanesa sai por 58 reais.

Restaurante Cabral - Costa da Lagoa, Florianópolis

Isca de Linguado

 

Os pratos são bem apresentados, geralmente acompanhados de arroz e batata ou pirão. O Linguado Grelhado com Ervas custou 87 reais e a Moqueca de Camarão 78 reais. As porções são bem servidas e podem servir até três pessoas tranquilamente.

Restaurante Cabral - Costa da Lagoa, Florianópolis

Linguado Grelhado e Moqueca de Camarão com acompanhamentos

 

Como o restaurante ficou lotado, o atendimento demorou um pouco em determinados momentos. É preciso ir sem pressa e não se incomodar com pequenos atrasos. O negócio é comer, beber e relaxar curtindo o belo cenário da Lagoa da Conceição.

Costa da Lagoa - Floripa

Capirinha curtindo o visual da Lagoa

Costa da Lagoa - Floripa

Dia lindo na Costa da Lagoa

 

Para fazer o passeio de volta, basta esperar pelo barquinho, que passa de meia em meia hora nos pontos de parada. Pagamos nossa conta por volta das 15:20h e esperamos pelo barco por cerca de 20 minutos na casinha de madeira do ponto de parada 19.

Barquinho de transporte de pasageiros na Costa da Lagoa - Florianópolis

Barquinho de transporte de pasageiros na Costa da Lagoa

Ponto de parada do Restaurante Cabral - Costa da Lagoa, Floripa

Ponto de parada 19 – Restaurante Cabral

 

O trajeto de volta foi um pouco mais demorado pois o barco era menor e com menos potência, mas isso não chegou a ser um problema, pois não estávamos com pressa e assim aproveitamos para curtir mais um pouco o belo dia de sol.

Passeio de barco na Costa da Lagoa - Floripa

Voltando para o centrinho da Lagoa

Passeio de barco na Costa da Lagoa - Floripa

Barco do retorno

Lagoa da Conceição - Florianópolis

Navegando na Lagoa

Barco e windsurf na Lagoa da Conceição - Floripa

Barco e windsurf na Lagoa

 

Por volta das 16:30h chegamos de volta ao terminal no de barcos no centrinho da Lagoa da Conceição.

Barcos na Lagoa da Conceição - Florianópolis

Barcos na Lagoa da Conceição

 

SUGESTÃO DE ROTEIRO

Minha dica para quem vai turistar em Floripa e quer fazer o passeio da Costa da Lagoa é combina-lo com as atrações do Leste da Ilha, como a Praia Mole, a Praia da Joaquina, a Avenida das Rendeiras e o Centrinho da Lagoa. A ordem e a escolha dos locais a visitar vai de acordo com a sua vontade, mas aqui vai a minha sugestão:

Manhã – visitar a Praia Mole, Joaquina ou Av. das Rendeiras até as 11:00h.
Almoço – passeio na Costa da Lagoa, pegar o barco até às 11:30h e ficar no restaurante até no máximo 14:30h.
Final de tarde – visitar alguma das praias mencionadas acima ou caminhar pelo centrinho da Lagoa, onde há várias lojinhas e cafés.
Noite – se quiser curtir a noite da Lagoa, a vida noturna do centrinho é bem agitada, com vários bares e baladinhas, além de bons restaurantes.

Marina no centrinho da Lagoa da Conceição - Floripa

Marina no centrinho da Lagoa da Conceição

 

Veja neste vídeo alguns momentos deste agradável passeio pela Costa da Lagoa…

 

Para finalizar, segue um mapa com a localização dos terminais de barcos para a Costa da Lagoa, além dos outros pontos de interesse mencionados no post.

 

 

Você já fez o passeio da Costa da Lagoa? Como foi a sua experiência?
Deixe seu comentário no final deste post!

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias em Floripa
Restaurantes em Floripa: A Via Gastronômica de Coqueiros
O Distrito e a Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis
Floripa: Restaurantes e ostras no Ribeirão da Ilha
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis
Floripa – As Praias Sul da Ilha: Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul
Dicas de restaurantes em Floripa: Jurerê e Norte da Ilha

 

 Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...