A Ponte Hercílio Luz é um símbolo do estado de Santa Catarina e quem vem a Floripa não pode deixar de tirar uma foto dela. Com 820 metros de extensão, foi inaugurada em 1926 e por décadas serviu como a única ligação existente entre a região central e a área continental da cidade de Florianópolis. Foi fechada em 1982 por medidas de segurança, mas ainda teve um período de reabertura para o tráfego de pedestres entre março de 1988 e julho de 1991. Desde então foi fechada em definitivo. Em 2005 iniciou-se uma obra de restauração que vem se arrastando há anos e sem previsão para o término, já que as obras estão extremamente atrasadas por motivos principalmente políticos, mas que eu prefiro não entrar em detalhes pois o assunto é polêmico e revoltante. Alguns engenheiros dizem que a ponte pode cair caso as barras de olhal que a sustentam não sejam trocadas com urgência!

Nesse post vou dar a dica de alguns locais ótimos para fotografar a ponte, alguns deles desconhecidos pela maioria dos turistas. Tem gente que nem faz o esforço de sair do carro,  é comum encontrar veículos passando devagar perto dela só para conseguir tirar uma foto. Todos os locais que vou citar possuem estacionamento e também podem ser acessados facilmente a pé a partir do centro da cidade. São eles: a Praça Hercílio Luz, o Forte Santana, o trapiche da Scuna Sul, a plataforma dos clubes de remo e a Av. Beira-Mar Continental.

Foto tirada da Praça Hercílio Luz

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Feriadão em Floripa: Roteiro de 3 dias
Onde se hospedar no Centro de Florianópolis
Dicas de restaurantes no Centro de Florianópolis
O Trapiche da Av. Beira-Mar Norte, em Florianópolis

 

A Praça Hercílio Luz está na cabeceira insular da ponte, possui uma estátua do ex-governador Hercílio Luz e um mirante com vista para a região central de Florianópolis, incluindo as três pontes, e para a Baía Sul. Para acessá-la de carro, a maneira mais fácil é seguir pela Rua Felipe Schmidt e contornar o Parque da Luz, que se encontra na parte alta desta rua. Quem está a pé pode seguir o mesmo caminho ou então subir a Rua Conselheiro Mafra e depois continuar pela Alameda Adolfo Konder. A entrada para a ponte está bloqueada com acesso restrito aos operários que trabalham na restauração. A posição para fotografá-la  não é das melhores, mas ainda assim o local possui uma ótima vista panorâmica da região.

Praça Hercílio Luz

 

Vista para as pontes e para a Baía Sul

 

Praça Hercílio Luz

 

 

O segundo local para tirar fotos da ponte é o Forte Santana. Ele está localizado quase embaixo da ponte, junto ao Museu de Armas Major Lara Ribas, que pertence à Polícia Militar de Santa Catarina. No local há um estacionamento, com acesso pela Av. Beira-Mar Norte, sentido bairro-centro, numa entrada à direita logo após o prédio do Corpo de Bombeiros. Para quem vai a pé, a maneira mais segura de atravessar a avenida é pelas faixas de segurança localizadas próximas ao trapiche (Praça de Portugal), na altura do restaurante Ragazzo e do banco Santander.

Museu de Armas

 

Forte Santana

 

Forte Santana

 

Forte Santana

 

Alugue um carro em Florianópolis no portal RentCars
Garantia do melhor preço, parcele em até 12x

 

O acesso ao museu e ao forte é gratuito. O local é muito bonito e pouco movimentado. Há muitas pessoas que moram na cidade que jamais foram neste lugar e que talvez nem saibam da sua existência. As fotos ficam muito boas, pegando a ponte por baixo, num ângulo incomum. A única coisa que eu não gosto é que há dois prédios enormes que foram construídos na cabeceira continental da ponte e que aparecem em quase todas as fotos estragando a paisagem.

Foto tirada do Forte Santana

 

Ao lado do Forte está o prédio do Corpo de Bombeiros. Lá há um trapiche utilizado para as embarcações de salvamento. É um ótimo lugar para tirar fotos da ponte, mas eu não fui até lá porque achei que não seria permitido. Porém me falaram que é possível acessá-lo, então não custa tentar. Vou tentar passar lá assim que possível para atualizar o post com as fotos tiradas naquele local.

Trapiche do Corpo de Bombeiros

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

A terceira dica é o trapiche da Scuna Sul, que se encontra a alguns metros após o Museu que eu acabei de citar. O acesso ao local em que se encontra o trapiche se dá por uma entrada à direita logo depois que se passa por debaixo da ponte, junto ao restaurante Pier 54. Há uma pequena área de estacionamento para clientes do restaurante e da empresa Scuna Sul, que realiza passeios de barco na região partindo dali. O trapiche é pequeno e não parece ser muito seguro. Algumas madeiras estão velhas e podem quebrar a qualquer momento. As fotos ficam boas, porém os prédios continuam aparecendo no lado continental estragando a foto.

Foto tirada do trapiche da Scuna

 

O trapiche da Scuna

 

Minha quarta dica é a Plataforma dos clubes de remo, um local que eu nunca tinha ido antes de tirar as fotos para o blog. No final da Av. Beira-Mar há uma curva à direita, rumo à ponte Colombo Machado Salles, que permite a saída da ilha. Nesta curva há três tradicionais clubes de remo da cidade, com um amplo estacionamento. É preciso ter cuidado para entrar e sair, pois a avenida possui um trânsito rápido e intenso. Para quem vai a pé, a melhor dica é ir caminhando desde o trapiche da Av. Beira-Mar Norte, pois ali não há passarela para pedestres e é uma via extremamente perigosa para se atravessar. As fotos da plataforma ficam ótimas, num ângulo que permite enquadrar a ponte inteira de frente. Não recomendo esse local à noite, pois ele fica deserto e sem segurança!

Foto tirada da plataforma dos clubes de remo

 

A plataforma

 

Ponte Colombo Machado Salles

 

A plataforma vista de longe

 

Panorâmica da plataforma

 

Minha última dica é um local que até pouco tempo não existia, a Av. Beira-Mar Continental, uma avenida com pouco mais de 2 km, construída sobre um aterro, que está em fase de finalização no bairro Estreito, na região continental de Florianópolis. Ela ainda não está aberta para o tráfego, o que deve acontecer nos próximos meses, mas já é possível acessar uma área dela para estacionar e então seguir a pé até as proximidades da ponte. É o meu local preferido, as fotos ficam muito boas e tem como plano de fundo a região central da cidade.

Veja mais fotos desta avenida neste link.

Foto tirada da Av. Beira-mar Continental

 

Av. Beira-Mar Norte, vista do continente

 

Obras em fase de conclusão

 

Todas as minhas fotos publicadas neste post foram tiradas durante o dia. Mas vou colocar também duas fotos que eu busquei no Google, com a iluminação noturna da ponte. A primeira é da iluminação mais recente e a segunda da iluminação antiga, que era utilizada até poucos anos atrás. Eu prefiro muito mais essa antiga, que destaca a estrutura e as linhas da ponte.

A iluminação atual

 

A iluminação antiga

 

Segue um mapa indicando a posição dos cinco locais mencionados nesse post…

 


Visualizar Locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz em um mapa maior

 

HOSPEDAGEM EM FLORIPA

Se você está procurando algum local para ficar hospedado em Floripa, veja algumas sugestões do blog nos links abaixo:

– Hotéis no Centro
– Hotéis na Lagoa da Conceição e Praia Mole
– Hotéis em Jurerê e Jurerê Internacional
– Hotéis na Praia dos Ingleses e Santinho
mais opções de hotéis na região de Floripa

 

OUTROS PASSEIOS E DICAS DE FLORIPA E SC

Aqui no blog há vários artigos sobre Florianópolis e Santa Catarina. Nos links a seguir você encontra mais dicas e relatos de outros passeios para realizar na capital catarinense e em outras cidades do estado.

ROTEIROS EM FLORIPA
– Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
– Roteiro de 3 dias em Floripa

ATRAÇÕES TURÍSTICAS E PASSEIOS EM FLORIPA
Ilha do Campeche
Um passeio no centro da cidade
Ponte Hercílio Luz
Trapiche da Av. Beiramar Norte
Almoço na Costa da Lagoa
Distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa
Projeto Tamar (Barra da Lagoa)
Mirantes em Floripa
Parques em Floripa
Pedras do bairro Itaguaçú
12 passeios de um dia em cidades próximas a Floripa
Floripa com crianças: 15 dicas
Clima em Floripa e o que fazer com chuva
Restaurantes e Ostras no Ribeirão da Ilha
Bar do Arante – Pântano do Sul
Patinete elétrico em Floripa
Baladas em Floripa

PRAIAS DE FLORIPA
Sul da Ilha: Campeche, Armação Matadeiro, Pântano do Sul
Barra da Lagoa
Praia Brava
Praia do Forte
Praia de Jurerê Internacional

PASSEIOS EM SANTA CATARINA
– Um dia no Beto Carrero World: dicas para visitar o parque
– Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
– Onde ficar em Balneário Camboriú: dicas de hotéis
– Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
– Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
– O Mirante e a Estrada da Serra do Rio do Rastro
– As Praias de Bombinhas, em Santa Catarina
– As Praias de Porto Belo, em Santa Catarina

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking, site parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Floripa, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem