A maioria dos turistas que vem a Floripa só quer saber de praia, principalmente no verão. Até entendo que boa parte deles mora longe do litoral e que não é sempre que se tem a oportunidade de curtir o mar, mas viajar para uma cidade e não conhecer alguns de seus principais pontos turísticos, além das praias, não tem a mesma graça. Florianópolis possui muitos outros atrativos além de sua beleza natural, como museus, edificações históricas, áreas de lazer e bons restaurantes. O centro da cidade é bem pequeno e pode ser facilmente explorado a pé em poucas horas. Reservar uma manhã ou uma tarde para conhecê-lo é um programa interessante e que pode render belas fotos.

Nesse post vou sugerir um pequeno passeio pelo centro da cidade, passando por alguns de seus principais pontos turísticos. A ordem das visitas não importa muito, pois como o centro é pequeno os locais são bem próximos uns dos outros. No final apresento um mapa com indicando a localização de tudo que foi mostrado por aqui.

Memorial ao Miramar

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Florianópolis e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

Veja também:
Feriadão em Floripa: Roteiro de 3 dias
Onde se hospedar no Centro de Florianópolis
Dicas de restaurantes no Centro de Florianópolis
Os Mirantes de Florianópolis

O que ver no centro de Florianópolis

Memorial ao Miramar

O passeio pelo centro de Florianópolis pode começar na Praça Fernando Machado, onde está o Memorial ao Miramar, um monumento em homenagem ao antigo Trapiche Municipal Miramar, que localizava-se ali há algumas décadas, quando o aterro ainda não existia e o mar chegava até o Mercado Público. O Miramar era um dos locais mais bem frequentados da cidade, servia não só como plataforma de acesso às embarcações, mas também tinha um bar e já foi palco de alguns espetáculos de teatro. Nas colunas frontais do monumento há dois painéis contando um pouco da história do local. A praça ainda conta com uma estátua do coronel Fernando Machado, que foi morto durante uma batalha na Guerra do Paraguai.

Praça Fernando Machado

Praça XV de Novembro

Logo em frente está a Praça XV de Novembro, a  mais tradicional da cidade. Foi nela que, em 1662, o bandeirante Francisco Dias Velho fundou a Vila Nossa Senhora do Desterro. A partir dali a cidade começou a crescer e desenvolver-se. No centro da praça está a Figueira Centenária, uma árvore muito antiga que dizem ter nascido em 1871 em frente à catedral e que teria sido transplantada para sua posição atual em 1891. A história da árvore é cercada de superstições. Uma delas diz que dar algumas voltar ao redor da figueira pode atrair casamento e dinheiro. Dizem que a saúde da árvore está debilitada e ela corre o risco de cair. Há dezenas de escoras sustentando os galhos por toda sua extensão.

Praça XV de Novembro
Figueira

A praça conta ainda com alguns monumentos, como um em homenagem aos heróis mortos na Guerra do Paraguai, além de bustos de personagens históricos da cidade, como o poeta Cruz e Sousa, o pintor Vítor Meirelles, o historiador José Boiteux, e o fundador da imprensa no estado, Jerônimo Coelho. Ao redor da praça estão diversos prédios históricos, a grande maioria restaurados conservado o aspecto arquitetônico original. Entre os estabelecimentos ao redor da praça estão o prédio dos Correios, uma Galeria de Arte Municipal, cafés, farmácias e agências bancárias.

Monumento na Praça XV
Praça XV de Novembro

Catedral Metropolitana de Florianópolis

Junto à Praça XV, no alto de uma escadaria, está a Catedral Metropolitana de Florianópolis. Seu nome original é Catedral de Nossa Senhora do Desterro e ela foi erguida em 1678 pelo bandeirante fundados da cidade. É um patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município e já sofreu diversas reformas e restaurações, a mais recente dela terminou há poucos meses e deixou a igreja praticamente renovada.

Escadaria da Catedral
A Catedral Metropolitana de Florianópolis
Interior da Catedral

Alugue um carro em Florianópolis no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva

Palácio Cruz e Sousa

Numa esquina em frente à catedral está o Palácio Cruz e Sousa, que por décadas serviu como a sede do governo de Santa Catarina e chegou a receber a visita dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II. Atualmente abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, com uma exposição permanente no andar superior mostrando como era o edifício antigamente, com pinturas, mobílias e objetos de decoração originais. No andar térreo há uma pequena exposição contando a história do palácio, além de um salão para exposições temporárias. Informações sobre ingressos e horários de atendimento podem ser vistas nesta página.

Palácio Cruz e Sousa
Detalhe da antiga sede do Governo do Estado
Hall de entrada do Palácio
O Jardim do Palácio

Calçadão da Felipe Schmidt e Conselheiro Mafra

Depois de visitar o museu uma boa opção é caminhar pelos calçadões, as ruas de comércio da região central da cidade. Há várias delas que são exclusivas para pedestres. As maiores e mais populares são a Rua Felipe Schmidt e Rua Conselheiro Mafra, duas ruas paralelas que concentram a maior parte do comércio da região.

Calçadão da R. Conselheiro Mafra
Calçadão da R. Conselheiro Mafra
Calçadão da R. Felipe Schmidt
Igreja São Francisco de Assis
Rua Deodoro

Largo da Alfândega

Continuando o passeio pelo centro da cidade a próxima parada é o Largo da Alfândega, uma grande praça em frente ao edifício da antiga alfândega da cidade, que encerrou suas atividades em 1964, quando o porto de Florianópolis deixou de existir. Entre as atrações da praça há uma fonte com um monumento reproduzindo bilros, que são peças de madeira que auxiliam na produção das chamadas “rendas de bilro”, um artesanato que faz parte da história da cidade. Na praça costumam acontecer algumas feirinhas, tanto de frutas quanto de artesanatos, além de eventos culturais.

Largo da Alfândega
Largo da Alfândega
Largo da Alfândega
Largo da Alfândega

Mercado Público de Florianópolis

Junto ao largo da alfândega está o tradicional Mercado Público de Florianópolis, construído em 1898 em substituição a um antigo mercado, que ali existiu por 45 anos, até ser demolido em 1896. Ele conta com duas alas: a ala norte, com dezenas de lojinhas que vendem principalmente calçados; e a ala sul, que contém diversas peixarias, bares, empórios, loja de artigo de pesca, entre outros estabelecimentos. Em 2005 um grande incêndio destruiu completamente a ala norte, que foi totalmente reconstruída e modernizada. O mercado público é um dos principais pontos de encontro da cidade e está sempre bem movimetado.

Mercado Público de Florianópolis
Ala Norte
Ala Sul
Camarão no Mercado Público
Vão central do Mercado Público de Florianópolis

Box 32

Quem visita o Mercado Público de Florianópolis não pode deixar de conhecer o Box 32, um dos bares mais famosos da cidade, que desde sua abertura em 1984 já foi vencedor de inúmeros prêmios. O cardápio possui uma infinidade de pratos à base de frutos do mar, incluindo sanduíches e pastéis. O pastel é considerado o melhor da cidade e é uma delícia. O atendimento é de primeira e o bar é tão bem preparado para receber os turistas que possui cardápio em sete idiomas, incluindo até o japonês. O box 32 funciona de segunda a sexta, das 10h ás 20h e nos sábados, das 10h às 15h. O bar não abre nos domingos e feriados.

Box 32

Camelódromo de Florianópolis

O passeio pode continuar pela Rua Francisco Tolentino, que tem início ao lado do Mercado Público, junto ao Camelódromo de Florianópolis. Ao longo da rua há vários edifícios antigos, coloridos e preservados, e junto aos postes de iluminação há placas com textos que contam um pouco da história da rua e da cidade.

Camelódromo de Florianópolis
Rua Francisco Tolentino

Praça Hercílio Luz e Parque da Luz

A visita ao centro da cidade pode terminar por aqui, mas quem deseja ir um pouco mais adiante e não se importa de fazer uma caminhada um pouco maior pode conhecer a Praça Hercílio Luz, que está bem na cabeceira da Ponte Hercílio Luz. Para chegar lá é preciso caminhar aproximadamente 1 km a partir do Mercado Público, pela Rua Francisco Tolentino ou pela Rua Conselheiro Mafra, que após uma leve subida passa a se chamar Alameda Adolfo Konder. Mais fotos da praça e da ponte podem ser encontradas no post “Os melhores locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz em Florianópolis“.

Para terminar o passeio há duas opções: voltar para o centro da cidade ou seguir a pé até a Av. Beira-mar Norte. Para voltar ao centro, é só retornar pelo mesmo caminho feito até chegar à praça. E para acessar a Av. Beira-Mar Norte basta contornar o Parque da Luz até a Rua Felipe Schmidt e em seguida desce-la nas imediações do Hotel Castelmar, rumo à Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos. Logo na curva da descida há um mirante que permite ter uma visão da avenida, da Ponte Hercílio Luz e da região continental da cidade.

Parque da Luz
Parque da Luz
Mirante próximo à Av. Beira-Mar Norte
Av. Beira-Mar Norte
Av. Beira-Mar Norte

Trapiche da Av. Beiramar Norte

Na Av. Beira-mar o passeio começa pela Praça de Portugal, onde está o Trapiche Municipal de Florianópolis. O melhor jeito de acessá-la é atravessando a avenida pelos semáforos localizados junto ao restaurante Ragazzo e a boate El Divino. Na praça há um quiosque para venda de bebidas e uma grande área de lazer, com academia de saúde e diversas mesas e bancos para sentar e curtir a paisagem.

Trapiche Municipal de Florianópolis
Trapiche Municipal de Florianópolis
Praça de Portugal
Praça de Portugal

Ao longo de toda a Av. Beira-Mar Norte há um grande calçadão arborizado, junto à ciclovia. Partindo do trapiche, para o lado esquerdo pode-se caminhar até a Ponte Hercílio Luz em direção ao centro da cidade. No sentido oposto caminha-se por toda a extensão da avenida e uma das várias opções de paradas é o Beiramar Shopping, o mais antigo e tradicional da cidade, localizado próximo ao Hotel Majestic.

Calçadão da Av. Beira-Mar Norte
A vista de um lado do trapiche…
… e a vista do outro lado!

Segue um mapa indicando onde ficam todos os locais que eu mencionei ao longo do post…

HOSPEDAGEM EM FLORIPA

Se você está procurando algum local para ficar hospedado em Floripa, veja algumas sugestões do blog nos links abaixo:

– Hotéis no Centro
– Hotéis na Lagoa da Conceição e Praia Mole
– Hotéis em Jurerê e Jurerê Internacional
– Hotéis na Praia dos Ingleses e Santinho
mais opções de hotéis na região de Floripa

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça os principais posts de Florianópolis publicados aqui no blog:

Roteiros
– Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis

– Roteiro de 3 dias em Floripa

Hospedagem por bairros:
Centro | Lagoa | Jurerê | Ingleses

Atrações, Passeios e Dicas
Ilha do Campeche | Costa da Lagoa
Santo Antônio de Lisboa | Centro da cidade
Ponte Hercílio Luz | Trapiche da Av. Beiramar Norte
Ribeirão da Ilha | Projeto Tamar
Mirantes em Floripa | Parques em Floripa
Pedras do bairro Itaguaçú | Bar do Arante, Pântano do Sul
12 passeios de um dia em cidades próximas a Floripa
Floripa com crianças: 15 dicas
Clima em Floripa e o que fazer com chuva
Patinete elétrico em Floripa
Baladas em Floripa

Praias
Sul da Ilha: Campeche, Armação Matadeiro, Pântano do Sul
Barra da Lagoa | Praia Brava
Praia do Forte | Jurerê Internacional

Outros passeios em Santa Catarina
– Parque Beto Carrero World
– Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
– Onde ficar em Balneário Camboriú
– Praias de BombinhasPraias de Porto Belo
– Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
– Onde ficar na Serra Catarinense
– Serra do Rio do Rastro | Morro da Igreja

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar Floripa, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Veja algumas sugestões de hospedagem do blog nos seguintes bairros: Centro, Jurerê, Lagoa e Ingleses.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!