A região central de Florianópolis abriga a maior concentração de restaurantes da cidade. A Av. Beiramar Norte, a Rua Bocaiúva e suas transversais são as principais vias gastronômicas da região, mas também é possível encontrar boas opções em bairros próximos ao centro, como em Santa Mônica, Trindade, Córrego Grande e João Paulo. Veja neste post algumas dicas de restaurantes nos mais variados estilos, de portugueses a orientais, passando por botecos, pizzarias, naturais, saladas, cafés, sorveterias, entre outros.

Box 32 - Mercado Público de Florianópolis

Box 32 – Mercado Público de Florianópolis

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também dicas de onde comer em outras regiões da cidade:
Restaurantes em Floripa: A Via Gastronômica de Coqueiros
Dicas de restaurantes em Floripa: Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui
Dicas de restaurantes em Floripa: Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa
Dicas de restaurantes em Floripa: Jurerê e Norte da Ilha
Floripa: Restaurantes e ostras no Ribeirão da Ilha
Floripa: Passeio de Barco na Costa da Lagoa
Roteiro de 3 dias em Floripa

 

* modificado em novembro de 2015: novas dicas e mapa atualizado

 

CENTRO

Taberna Ibérica
Rua Felipe Schmidt, 133 – Centro. tabernaiberica.com.br

Esse restaurante português, comandado por uma autêntica portuguesa, é um dos poucos da cidade com vista para a Ponte Hercílio Luz, mas para conseguir uma mesa com boa vista no salão principal é bom reservar com antecedência, pois é bem concorrido. O salão superior, apesar de ser mais simples, também oferece vista para a ponte, que pode ser vista na imagem abaixo.

O carro chefe do cardápio, que está no site do restaurante, é o bacalhau, mas também há opções de massas, carnes e frutos do mar. Toda sexta-feira à noite é servido um excelente rodízio de bacalhau ao custo de 69,90 por pessoa, onde são servidos cinco tipos de bacalhau em sequência, uma ótima maneira de provas algumas variedades da casa. O Taberna Ibérica funciona de segunda à sábado à noite, das 18:00h às 24:00h,  e abre para almoço apenas aos sábados, das 11:30h às 15:00h.

Vista para a ponte Hercílio Luz no Taberna Ibérica - Florianópolis

Vista para a ponte Hercílio Luz no Taberna Ibérica

 

Restaurante Taberna Ibérica - Florianópolis

Pasteis e couvert de entrada

 

Restaurante Taberna Ibérica - Florianópolis

Bacalhau à Brás

 

 

Delícias Portuguesas
Rua Visconde de Ouro Preto, 559 – Centro. página no Facebook 

Outra boa opção de comida portuguesa no centro de Floripa, está localizado junto à Praça dos Bombeiros, na esquina com a Av. Rio Branco. O cardápio apresenta opções de bacalhau, frutos do mar, carnes e massas, além de cafés e doces portugueses.

 

Grand Cru
R. Barão de Batovi, 590. página no Facebook

Um bistrô bem reservado, com poucas mesas, que também é uma loja de vinhos, com centenas de rótulos à venda. No almoço o restaurante ele abre para almoço executivo e à noite serve pratos à la carte. A carta de vinhos é a própria loja, basta circular pelo ambiente para escolher o vinho de sua preferência.

Grand Cru Florianópolis

Entrada do jantar no Grand Cru

 

Grand Cru Florianópolis

Jantar no Grand Cru

 

Box 32
Mercado Público de Florianópolis – Centro. box32.com.br

O Box 32 é um dos bares mais tradicionais de Floripa e está instalado, desde 1984, no Mercado Público da cidade. O grande destaque do cardápio são os pastéis, que já viraram uma tradição para quem visita a cidade. Também é possível pedir vários outros tipos de petiscos, além de pratos com carnes ou frutos do mar. O bar possui uma cerveja própria e também uma cachaça. O proprietário, o chef Beto Barreiros, é bem receptivo com os clientes e tem um programa de culinária na TV local. O bar abre de segunda à sexta, das 10:00h às 20:00h, e aos sábados das 10:00h às 15:00h.

Pastel no Box 32 - Florianópolis

Pastel no Box 32

 

Restaurante Central
Rua Esteves Júnior, 242 / Rua Vidal Ramos, 174 / Rua Bocaiúva, 21,80

O Central é o melhor buffet a kg de Florianópolis e possui três unidades na região central de Floripa, sendo uma a duas quadras da Praça XV, outra em frente ao supermercado Angeloni do centro e uma terceira unidade a duas quadras do Beiramar Shopping. Os alimentos são sempre bem elaborados e saborosos e há uma boa variedade de saladas, incluindo produtos orgânicos. Em alguns dias há pratos temáticos, como, por exemplo, o dia árabe, que acontece toda sexta-feira em semanas alternadas. O cardápio do dia pode ser visto no Facebook do restaurante. O horário de funcionamento é das 11:00h às 15:00h, mas é bom evitar o horário entre meio-dia e 13:30h, pois está sempre cheio.

 

Restaurante Família Tagliari
Rua Almirante Lamego, 1158 / Av. Rio Branco, 778. familitagliari.com.br

Outra boa opção de buffet a kg em Floripa, também apresenta pratos bem elaborados e um preço um pouco mais acessível que o Central. O cardápio do dia pode ser visto no site. Possui duas unidades na cidade. Eu costumo comer na da R. Alm. Lamego, que está a poucos metros do Trapiche Municipal de Florianópolis, numa via paralela à Av. Beiramar Norte. Funciona de segunda à sábado, das 11h às 14:30h.

 

AV. BEIRAMAR NORTE E REGIÃO DA RUA BOCAIÚVA

Kanpai
Rua Alves de Brito, 161 – Centro. kanpai.com.br

O Kanpai é um dos melhores restaurantes orientais de sushi da cidade. Funciona no sistema de buffet a kg, buffet livre ou a la carte. O cardápio traz opções de combinados de sushi, entradas e também pratos quentes, como yakisoba, entre outras opções da cozinha oriental. Os preços são bem salgados, mas o sushi é excelente. A unidade do centro está a duas quadras do Beiramar Shopping e funciona todos os dias a partir das 19:00h. Há ainda uma outra unidade no alto do Morro da Lagoa (Rod. Admar Gonzaga, 4720), próxima ao mirante com vista panorâmica para a Lagoa da Conceição. Esta unidade da Lagoa abre todos os dias à noite e nos domingos também ao meio-dia.

 

Usina de Massas
Rua Alves de Brito, 181 – Centro. usinademassas.com.br

Restaurante localizada ao lado do Kanpai, é a filial de uma tradicional casa de masas de Porto Alegre. O ambiente é bem decorado e aconchegante e os pratos são fartos e saborosos. Há vários tipos de massa com diferentes combinações de molho, com porções individuais ou para duas pessoas. No site é possível encontrar o cardápio completo, inclusive com preços.

Usina de Massas - Florianópolis

Bruschetta no Usina de Massas

Usina de Massas - Florianópolis

Fettucine com filé mignon ao molho de vinho tinto

 

Outback
Rua Bocaiúva, 2468 – Beiramar Shopping. outback.com.br

O Outback é um restaurante internacional com temática australiana, com mais de 40 unidades no Brasil e centenas ao redor do mundo. O de Floripa está localizado no piso térreo do Beiramar Shopping, com entrada interna pelo shopping e também externa pela Rua Bocaiúva. Quem mora em grandes cidades talvez já o conheça e pode pular esta dica, mas para quem nunca foi, é uma boa oportunidade de conhecê-lo.

Veja mais informações sobre o restaurante, incluindo fotos no cardápio, neste outro post.

Outback Florianópolis

Prato no Outback

 

Restaurante Madero
Rua Bocaiúva, 2468 – Beiramar Shopping. restaurantemadero.com.br

O Madero é uma rede de restaurantes e hamburgueria que surgiu há poucos anos no Paraná e rapidamente conquistou o seu espaço. Já são dezenas de restaurantes espalhados pelo país e em 2015 foram abertas duas unidades no exterior, em Miami (Estados Unidos) e Sydney (Austrália). O carro-chefe do cardápio é o hambúrguer, anunciado como o “melhor hambúrguer do mundo”, mas o cardápio é bem diversificado e inclui carnes, massas, petiscos e sobremesas. Esta unidade do Beiramar Shopping fica no piso térreo, próxima ao Outback, junto à porta de saída para a Rua Bocaiúva. Há ainda uma outra unidade na cidade, o Madero Container, que serve apenas hambúrguer e está localizado junto ao Primavera Garden, na rodovia SC-401, sentido Norte da Ilha. Também há um Madero no Continente Shopping, em São José, às margens da rodovia BR-101.

Hambúrguer no Madero Floripa

Hambúrguer no Madero

 

Sobremesa no Madero Floripa

Sobremesa no Madero

 

Fresh Bowl Salads
Rua Altamiro Guimarães, 20. Página no Facebook

Este restaurante dedicado à alimentação saudável encontra-se a poucos metros do Beiramar Shopping, na esquina com a Av. Beiramar Norte. Foi inaugurado na metade de 2015 e está fazendo o maior sucesso na cidade. O carro-chefe são as saladas, que podem ser montadas na hora ao gosto do cliente ou escolhidas num menu com oito opções diferentes, que incluem acompanhamentos, proteínas e grãos. As porções são bem fartas e custam na faixa de 20 reais. O restaurante também oferece alguns pratos saudáveis à la carte com carne, frango ou peixe, que custam entre 30 e 35  reais, além de tapiocas salgadas e doces, sobremesas e sucos naturais.

Fresh Bowl Florianópolis

Fresh Bowl Floripa

 

Fresh Bowl Florianópolis

Salada com vista para a Av. Beiramar Norte

 

Fresh Bowl Florianópolis

Filé mignon suíno

 

Macarronada Italiana
Av. Rubens de Arruda Ramos, 2458 – Centro. macarronada.com.br

A cantina italiana mais tradicional da cidade, atende desde 1979 e oferece um cardápio bem extenso e diversificado, que pode ser verificado com preços no site do restaurante. Está localizado na Av. Beiramar Norte, a pocuso metros do Beiramar Shopping e ao lado do Fresh Bowl.

 

Yaah Temakeria
Rua Bocaiúva, 2297. yaah.com.br

O Yaah é mais um restaurante japonês bacana, especializado em Temakis, mas que também oferece combinados de sushis e pratos quentes. O ambiente é bem descolado, com som ambiente, uma boa opção para iniciar a noite antes de alguma balada. O cardápio completo com preços pode ser conferido no site. Ele está localizado numa esquina em frente ao Beiramar Shopping e ao hotel Blue Tree.

 

Alugue um carro em Florianópolis no portal RentCars
Garantia do melhor preço, parcele em até 12x

 

Sanduicheria da Ilha
Rua Altamiro Guimarães, 18. sanduicheriadailha.com.br

A Sanduicheria está localizada a poucos metros do Yaah e do Beiramar Shopping e já foi premiada como o “melhor sanduíche da cidade” por vários anos. Também oferece hambúrgueres, saladas, omeletes e petiscos. Possui outras unidades na cidade, incluindo uma no Floripa Shopping e outra no centrinho da Lagoa da Conceição.

 

Black Sheep
Av. Beiramar, 2746 – Hotel Majestic. Página no Facebook

Restaurante japonês sofisticado, com “culinária fusion” cheia de receitas inovadoras. Está localizado no topo do hotel Majestic e oferece uma vista panorâmica excelente para a Av. Beiramar Norte. Atende somente com reservas e funciona nas noites de quarta à sábado.

 

 

Balada Mix Floripa

Balada Mix Floripa

Balada Mix - Florianópolis

Salada de frango com suco no Balada Mix

 

Guacamole
Travessa Harmonia, 07 esq. Beiramar Norte. guacamolemex.com.br

Este restaurante mexicano é um dos mais animados da cidade. É um bom local para reunir os amigos e se divertir. O cardápio é composto de pratos típicos do México, como tortillas, nachos, burritos, além de muitos drinks e a tradicional tequila. Para animar a turma, tequileiros e mariachis circulam pelo restaurante cantando músicas mexicanas para não deixar ninguém parado. Está localizado ao lado do hotel Sofitel e é comum ter filas de espera, devido a grande procura. Também possui unidades em Balneário Camboriú, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Tequileira e Mariachis do Guacamole - Balneário Camboriú

Tequileira e Mariachis do Guacamole

Mojito e Nachos do Guacamole - Balneário Camboriú

Mojito e Nachos do Guacamole

 

Confeitaria Chuvisco
Av. Rubens de Arruma Ramos, 210 (Av. Beiramar Norte) esq. Trav. Carreirão. chuvisco.com.br

A Chuvisco é a confeitaria mais tradicional de Floripa e possui diversas unidades pela cidade. Além desta na Beiramar, a uma quadra do hotel Sofitel, há outra na Rua Osmar Cunha, 136 (Centro), no Beiramar Shopping e no Shopping Iguatemi. As tortas são o grande destaque, há quase 30 sabores diferentes. Recomendo a Mineira (Abacaxi com coco) e a Suíça (Chocolate e chocolate branco). A confeitaria ainda oferece cafés, docinhos, salgados assados e tortas congeladas com sorvete.

Confeitaria Chuvisco (Av. Beiramar Norte) Florianópolis

Confeitaria Chuvisco (Av. Beiramar Norte)

Confeitaria Chuvisco Florianópolis

Torta na Chuvisco

 

Gelateria do Max
Av. Rubens de Arruma Ramos, 210 (Av. Beiramar Norte) esq. Trav. Carreirão.

Esta é a sorveteria do momento em Floripa e possui três unidades: Av. Beiramar ao lado da Confeitaria Chuvisco; shopping Trindade; e centrinho da Lagoa da Conceição (Avenida Afonso Delambert Neto, 619) . Os sorvetes artesanais são de fabricação própria e há uma grande variedade de sabores, incluindo as especialidades da casa, como o Pinguim (nata, chocolate e creme de avelã), o Rafaello (sabor igual ao bombom) e o Gelat’amo (nozes e avelã).

Sorvete na Gelateria do Max - Florianópolis

Alguns sabores da Gelateria do Max

Sorvete na Gelateria do Max - Florianópolis

Sorvete na Gelateria do Max

 

Restaurantes novos no centro e região da Beiramar/Bocaiúva que eu já tive boas referências, mas que ainda não tive a oportunidade de conhecer: Blend Gourmet Hamburgueria, Artusi, Bocaiúva Brasserie (Hotel Blue Tree), Hawaiian Poke.

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

OUTROS BAIRROS DA REGIÃO CENTRAL

Armazém da Pasta
Av. Madre Benvenuta, 687 – Santa Mônica (Shopping Iguatemi). página no Facebook

Restaurante com massas artesanais de fabricação própria, localizado no piso térreo do Iguatemi e virado para a rua, com entrada apenas pela parte externa do shopping. O ambiente é pequeno e bem tranquilo, uma ótima opção para quem quer fugir do barulho e das repetitivas opções da praça de alimentação. O cardápio, além de massas, ainda oferece risotos saborosos e bem elaborados, panquecas, saladas, entre outros pratos.

Armazém da Pasta - Florianópolis

Risoto no Armazém da Pasta

Armazém da Pasta - Florianópolis

Risoto no Armazém da Pasta

 

Wamaki
Rua Clorodico Moreira, 67 – Santa Mônica. página no Facebook

O Wa está localizado ao lado do Iguatemi e também pode ser uma boa opção para quem quer fugir do agito do shopping. É o primeiro (e por enquanto único) restaurante japonês de Floripa que oferece um balcão com esteiras rolantes por onde passam os sushis. Oferece sistema de festival, que inclui as opções da esteira mais temakis, sashimis, rolls e yakisobas, e também pratos à la carte. Também possui uma unidade no centrinho da Lagoa.

Wa Sushi - Florianópolis

Esteira do Wa Sushi

 

Forneria Catarina
Av. Madre Benvenuta, 604 – Santa Mônica. forneriacatarina.com.br

A Forneria é, na minha opinião, a melhor pizza de Floripa (empatada com a Pizzaria Basílico, na Lagoa da Conceição). Possui duas unidades, uma no Centro (Rua Esteves Junior, 604), que é um pouco pequena e apertada, e outra na avenida principal do bairro Santa Mônica, a cerca de 1 km do Shopping Iguatemi, que é mais espaçosa e agradável. No site da pizzaria é possível encontrar o cardápio completo com preços. Recomendo a pizza Tacchino (peito de peru e alho poró) e também um Panino doce de sobremesa.

Forneria Catarina - Florianópolis

Pizza na Forneria Catarina

Forneria Catarina - Florianópolis

Panino de Nutella

 

Bistrô Varanda
Rua João Pio Duarte Silva, 1197 – Córrego Grande. 

Este restaurante português está localizado na avenida geral do bairro Córrego Grande, a cerca de 500 metros do Parque Ecológico, entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o acesso ao Morro da Lagoa. É um daqueles restaurantes poucos conhecidos até mesmo por quem mora em Floripa e que só é descoberto após uma indicação. A chef é uma autêntica portuguesa e o cardápio oferece pratos da culinária portuguesa e suíça, com destaque para os bacalhaus e para as batatas rosti, que podem vir em porções completas e recheadas ou acompanhadas de um filé de frango ou carne. O tradicional pastel de nata é imperdível.

Bistrô Varanda - Florianópolis

Bistrô Varanda

Bistrô Varanda - Florianópolis

Filé mignon com batata rosti

Bistrô Varanda - Florianópolis

Pastel de Belém

 

Risotteria Suprema
Rodovia João Paulo, 130 – João Paulo. risotteriasuprema.com.br

Este excelente restaurante é especializado em risotos, que levam o nome de praias da cidade, como o Risoto Ingleses (camarão e ervas), o Risoto Praia do Forte (bacalhau e alho pró), entre outros. O cardápio oferece ainda saladas, massas, grelhados, deliciosas sobremesas e uma boa carta de vinhos. Está localizado junto ao elevado na entrada do bairro João Paulo, logo no início da rodovia SC-401, que liga o centro ao Norte da Ilha.

Risoteria Suprema - Florianópolis

Risoto de Filé Mignon

 

 

 

Veja no mapa a localização de todas as dicas deste post…

 

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking, site parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Floripa, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

Posts Relacionados:
Onde se hospedar no Centro de Florianópolis
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Floripa com crianças: 15 dicas de onde levar seus filhos
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis
O Trapiche da Av. Beira-Mar Norte, em Florianópolis
Patinete elétrico em Floripa: como usar o Grin e o Yellow

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem