A Costa da Lagoa é uma comunidade às margens da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, isolada numa área em que os veículos não chegam e que só pode ser acessada por barcos ou trilhas. Além de servir de moradia para muitas família, é um dos principais atrativos turísticos da cidade, um passeio imperdível que reúne história, cultura, natureza, belas paisagens e também boa gastronomia, devido a grande quantidade de restaurantes que há na área. Neste post apresento um relato da minha visita ao local, com informações sobre os barcos, uma sugestão de restaurante e outras dicas para quem pretende fazer este passeio.

Costa da Lagoa - Florianópolis
Costa da Lagoa – Florianópolis

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Florianópolis e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Ilha do Campeche em Floripa: como fazer o passeio
Floripa: Um passeio no centro da cidade
Onde se hospedar em Floripa: Lagoa da Conceição e Praia Mole

COMO CHEGAR NA COSTA DA LAGOA

Para fazer o passeio à Costa da Lagoa é preciso ter um bom tempo disponível seu roteiro, pois ele pode durar  o dia inteiro, dependendo de como você pretende fazê-lo, seja de barco ou pela trilha, e também do tempo que você vai ficar no restaurante caso pretenda almoçar no local, algo que eu recomendo muito. Eu peguei o barco às 11:30h e cheguei de volta ao ponto de partida às 16:30h.

O principal terminal dos barcos para a Costa da Lagoa fica no centrinho da Lagoa da Conceição, junto à ponte que dá acesso à Avenida das Rendeiras. Deste terminal da Cooperbarco os barcos partem de hora em hora durante a semana. Nos finais de semana a frequência é maior, os barcos partem a cada meia hora. O preço é de 15 reais por pessoa pelos dois trechos em conjunto, ida e volta.

Para ir de ônibus até a o centrinho da Lagoa, basta pegar uma linha até o Terminal de Integração da Lagoa (TILAG), e depois caminhar cerca de 1 km até o terminal do barco.

Quem vai de carro até o local encontra um estacionamento público junto à marina, em frente ao terminal de barcos, mas que costuma estar sempre cheio. Também é possível deixar o carro em outras ruas do centrinho, principalmente nos arredores da pracinha que há ali perto. Outra opção é deixar em estacionamentos pagos. Há um próximo ao restaurante Fedoca que cobra 6 reais por hora.

Terminal do barco para a Costa da Lagoa no centrinho da Lagoa da Conceição - Florianópolis
Terminal do barco para a Costa da Lagoa no centrinho da Lagoa da Conceição

Alugue um carro em Florianópolis no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva

Uma opção alternativa ao centrinho da Lagoa é embarcar na parada de barcos localizada no Canto dos Araças, onde fica o ponto de parada nº 3 dos barcos da Costa da Lagoa. É possível ir até este local de carro pegando Rua João Henrique Gonçalves, conhecida localmente como a Estrada Geral do Canto dos Araças, que pode ser melhor localizada no mapa que se encontra no final deste post.

O Canto dos Araças é o ponto de partida da Trilha da Costa da Lagoa, também conhecida como Trilha Caminho da Costa. Muitas pessoas que fazem esta trilha vão até o Canto dos Araças de carro e estacionam próximo ao ponto de parada do barco. Depois de percorrerem todo o trajeto da trilha a pé, elas visitam a cachoeira, almoçam em algum restaurante e pegam o barquinho de volta até o ponto inicial da trilha, onde o veículo ficou estacionado.

Quem não está de carro consegue ir ao Canto dos Araças pegando a linha de ônibus com este mesmo nome, que parte do Terminal de Integração da Lagoa (TILAG) e vai até este ponto onde fica o início da trilha e a parada do barco.

O trajeto completo da trilha do Canto dos Araças para a Costa da Lagoa, considerada de nível médio a pesado, tem cerca de 7 km de extensão num deslocamento de aproximadamente 2 horas. Vou ficar devendo as dicas e fotos da trilha, pois não a fiz desta vez.

Terminal no Canto dos Araçás - início da Trilha para a Costa da Lagoa
Terminal de barcos no Canto dos Araçás – início da Trilha para a Costa da Lagoa

Há ainda uma terceira opção para se chegar de barco até a Costa da Lagoa, que é através do terminal de barcos da CooperCosta no bairro Rio Vermelho. O acesso a este barco se dá por uma estradinha a partir da Rodovia João Gualberto Soares, uma estrada que liga a Barra da Lagoa à Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha. Seguindo no sentido Norte, o acesso a este terminal fica a cerca de 3 km após a Barra da Lagoa. Na rodovia há uma grande placa indicando a sua localizando nos dois sentidos da estrada. O mapa no final deste post também mostra onde fica o local.

Os barquinhos partem do terminal do Rio Vermelho rumo à Costa da Lagoa a cada 10 minutos e o preço também é de 15 reais pelo conjunto ida e volta. Este é o caminho mais rápido, ideal para quem quer apenas almoçar na Costa da Lagoa e poupar um tempo no seu roteiro. Eu recomendo fazer o passeio completo, desde o centrinho da Lagoa, para poder apreciar todo o visual da Lagoa da Conceição.

Terminal de barcos no bairro Rio Vermelho - Florianópolis
Terminal de barcos no bairro Rio Vermelho

O PASSEIO DE BARCO

Fiz este passeio com minha família num maravilhoso sábado de outono, sem nuvens no céu de Floripa. Nossa opção foi partir do terminal no centrinho da Lagoa. Quando estávamos chegando ao local um barquinho partiu, mas logo em seguida outro já encostou e nós embarcamos após pagarmos as passagens na bilheteria do terminal. Após pouco tempo de espera, o barco encheu e teve início o nosso passeio.

Passeio de barco para a Costa da Lagoa - Florianópolis
Início do passeio – Marina no centrinho da Lagoa
Passeio de barco para a Costa da Lagoa - Florianópolis
Barco do passeio

Já reservou o seu hotel em Florianópolis?
Veja as principais opções por região: Centro, Lagoa, Jurerê, Ingleses

Nossa partida do terminal do centrinho da Lagoa foi por volta das 11:30h. Minha dica para quem vai fazer este passeio é tentar chegar até no máximo esse horário para conseguir chegar nos restaurantes antes que eles fiquem muito cheios.

O trajeto dura entre 40 e 60 minutos, dependendo da velocidade do barco e do número de paradas que ele faz ao longo do caminho. Além de turistas, ele também leva os moradores da Costa da Lagoa, que só conseguem chegar em suas casas de barco.

Av. das Rendeiras - Lagoa da Conceição, Florianópolis
Av. das Rendeiras – Lagoa da Conceição

Vale a pena sentar próximo à janela do barco para admirar toda a beleza da região e para conseguir tirar boas fotos.

Lagoa da Conceição - Florianópolis
Lancha na Lagoa da Conceição
Lagoa da Conceição - Florianópolis
Lagoa da Conceição – Florianópolis

Há várias casas às margens da Lagoa da Conceição, de casarões antigos e abandonados a mansões luxuosas com trapiches privativos, boa parte delas construídas de forma irregular.

Casas às margens da Lagoa com trapiches privativos
Casas às margens da Lagoa com trapiches privativos
Navegando na Lagoa da Conceição - Floripa
Navegando na Lagoa da Conceição

RESTAURANTES NA COSTA DA LAGOA

Há cerca de quinze restaurantes na Costa da Lagoa, localizados em sua maioria entre as paradas 16 e 19. No meu passeio, a maior parte dos passageiros saltou no ponto 16, onde há vários restaurantes um ao lado do outro. Neste ponto também é possível entrar na trilha para chegar em poucos minutos a uma cachoeira que se encontra ali perto.

Parada 16 na Costa da Lagoa - Florianópolis
Parada 16 – restaurantes e trilha para a cachoeira
Restaurantes na Costa da Lagoa - Florianópolis
Restaurantes na Costa da Lagoa
Restaurantes na Costa da Lagoa da Conceição - Florianópolis
Restaurantes na Costa da Lagoa da Conceição – Florianópolis

Nossa escolha neste dia foi o Restaurante Cabral, que encontra-se junto ao ponto de parada 19. Mesmo quem salta na parada 16 consegue visita-lo numa caminhada relativamente curta entre os pontos.

Ponto de Parada nº 19 - Costa da Lagoa, Florianópolis
Ponto de Parada nº 19
Restaurante Cabral - Costa da Lagoa, Florianópolis
Restaurante Cabral – Costa da Lagoa

O Cabral da Costa da Lagoa possui várias mesas num deck às margens da Lagoa e também muitas outras mesas na área internas. Chegamos lá perto das 12:20h e pegamos uma das últimas mesas ao ar livre. Cerca de meia hora depois o restaurante ficou lotado e muitos que chegavam tinham que ficar esperando vagar uma mesa.

Restaurante Cabral - Costa da Lagoa
Restaurante Cabral – Costa da Lagoa

O cardápio do Restaurante Cabral, assim como de todos os outros restaurantes da Costa da Lagoa, é especializado em frutos do mar. Ele é considerado um dos melhores da região e os preços não são tão baratos. Uma porção de Isca de Linguado custa 38 reais e uma porção de Camarão à Milanesa sai por 58 reais.

Restaurante Cabral - Costa da Lagoa, Florianópolis
Isca de Linguado

Os pratos são bem apresentados, geralmente acompanhados de arroz e batata ou pirão. O Linguado Grelhado com Ervas custou 87 reais e a Moqueca de Camarão 78 reais. As porções são bem servidas e podem servir até três pessoas tranquilamente.

Restaurante Cabral - Costa da Lagoa, Florianópolis
Linguado Grelhado e Moqueca de Camarão com acompanhamentos

Como o restaurante ficou lotado, o atendimento demorou um pouco em determinados momentos. É preciso ir sem pressa e não se incomodar com pequenos atrasos. O negócio é comer, beber e relaxar curtindo o belo cenário da Lagoa da Conceição.

Costa da Lagoa - Floripa
Capirinha curtindo o visual da Lagoa
Costa da Lagoa - Floripa
Dia lindo na Costa da Lagoa

Para fazer o passeio de volta, basta esperar pelo barquinho, que passa de meia em meia hora nos pontos de parada. Pagamos nossa conta por volta das 15:20h e esperamos pelo barco por cerca de 20 minutos na casinha de madeira do ponto de parada 19.

Barquinho de transporte de pasageiros na Costa da Lagoa - Florianópolis
Barquinho de transporte de pasageiros na Costa da Lagoa
Ponto de parada do Restaurante Cabral - Costa da Lagoa, Floripa
Ponto de parada 19 – Restaurante Cabral

O trajeto de volta foi um pouco mais demorado pois o barco era menor e com menos potência, mas isso não chegou a ser um problema, pois não estávamos com pressa e assim aproveitamos para curtir mais um pouco o belo dia de sol.

Passeio de barco na Costa da Lagoa - Floripa
Voltando para o centrinho da Lagoa
Passeio de barco na Costa da Lagoa - Floripa
Barco do retorno
Lagoa da Conceição - Florianópolis
Navegando na Lagoa
Barco e windsurf na Lagoa da Conceição - Floripa
Barco e windsurf na Lagoa

Por volta das 16:30h chegamos de volta ao terminal no de barcos no centrinho da Lagoa da Conceição.

Barcos na Lagoa da Conceição - Florianópolis
Barcos na Lagoa da Conceição

SUGESTÃO DE ROTEIRO

Minha dica para quem vai turistar em Floripa e quer fazer o passeio da Costa da Lagoa é combina-lo com as atrações do Leste da Ilha, como a Praia Mole, a Praia da Joaquina, a Avenida das Rendeiras e o Centrinho da Lagoa. A ordem e a escolha dos locais a visitar vai de acordo com a sua vontade, mas aqui vai a minha sugestão:

Manhã – visitar a Praia Mole, Joaquina ou Av. das Rendeiras até as 11:00h.
Almoço – passeio na Costa da Lagoa, pegar o barco até às 11:30h e ficar no restaurante até no máximo 14:30h.
Final de tarde – visitar alguma das praias mencionadas acima ou caminhar pelo centrinho da Lagoa, onde há várias lojinhas e cafés.
Noite – se quiser curtir a noite da Lagoa, a vida noturna do centrinho é bem agitada, com vários bares e baladinhas, além de bons restaurantes.

Marina no centrinho da Lagoa da Conceição - Floripa
Marina no centrinho da Lagoa da Conceição

Veja neste vídeo alguns momentos deste agradável passeio pela Costa da Lagoa…

Para finalizar, segue um mapa com a localização dos terminais de barcos para a Costa da Lagoa, além dos outros pontos de interesse mencionados no post.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça os principais posts de Florianópolis publicados aqui no blog:

Roteiros
– Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis

– Roteiro de 3 dias em Floripa

Hospedagem por bairros:
Centro | Lagoa | Jurerê | Ingleses

Atrações, Passeios e Dicas
Ilha do Campeche | Costa da Lagoa
Santo Antônio de Lisboa | Centro da cidade
Ponte Hercílio Luz | Trapiche da Av. Beiramar Norte
Ribeirão da Ilha | Projeto Tamar
Mirantes em Floripa | Parques em Floripa
Pedras do bairro Itaguaçú | Bar do Arante, Pântano do Sul
12 passeios de um dia em cidades próximas a Floripa
Floripa com crianças: 15 dicas
Clima em Floripa e o que fazer com chuva
Patinete elétrico em Floripa
Baladas em Floripa

Praias
Sul da Ilha: Campeche, Armação Matadeiro, Pântano do Sul
Barra da Lagoa | Praia Brava
Praia do Forte | Jurerê Internacional

Outros passeios em Santa Catarina
– Parque Beto Carrero World
– Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
– Onde ficar em Balneário Camboriú
– Praias de BombinhasPraias de Porto Belo
– Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
– Onde ficar na Serra Catarinense
– Serra do Rio do Rastro | Morro da Igreja

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Veja algumas sugestões de hospedagem do blog nos seguintes bairros: Centro, Jurerê, Lagoa e Ingleses.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar Floripa, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, passeios e transfers na região de Florianópolis no parceiro Civitatis.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!